Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parceria abre 375 vagas de emprego no Piauí para inscritos no CadÚnico

Iniciativa envolve concessionárias de saneamento e MDS e prevê contratações em Teresina e no interior, com seleção feita por plataforma digital.

16/01/2026 às 16h18

Uma parceria firmada entre as concessionárias Águas de Teresina e Águas do Piauí, que integram o grupo Aegea, e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) vai resultar na abertura de 375 vagas de emprego no Piauí. O acordo foi formalizado nesta sexta-feira (16), em Teresina, e integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, voltado à inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

As vagas serão distribuídas entre a capital e municípios do interior atendidos pelas concessionárias. O processo seletivo será realizado exclusivamente de forma virtual, por meio da plataforma oficial de recrutamento da Aegea, onde os candidatos devem escolher o estado, a cidade e a função desejada e anexar o currículo.

Parceria abre 375 vagas de emprego no Piauí para inscritos no CadÚnico - (Divulgação/Aegea) Divulgação/Aegea
Parceria abre 375 vagas de emprego no Piauí para inscritos no CadÚnico

A iniciativa faz parte da adesão nacional da Aegea ao programa federal, mas no Piauí será executada diretamente pelas duas concessionárias responsáveis pelos serviços de saneamento. O foco são pessoas inscritas no CadÚnico, com atenção a grupos historicamente com mais dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, como mulheres, jovens, pessoas negras, pessoas com deficiência e integrantes de comunidades tradicionais.

O acordo prevê não apenas a oferta de vagas, mas também a articulação com ações de qualificação professional e acompanhamento das contratações. Segundo o protocolo assinado, os resultados da parceria serão monitorados por meio de relatórios periódicos, integrados à gestão nacional do programa.

De acordo com o CEO da Aegea, Radamés Casseb, a participação no programa busca conectar a operação das empresas a políticas públicas de geração de emprego e renda. Ele afirmou que a proposta é usar a estrutura das concessionárias para ampliar oportunidades de trabalho em territórios com maior vulnerabilidade social.

Parceria abre 375 vagas de emprego no Piauí para inscritos no CadÚnico - (Divulgação/Aegea) Divulgação/Aegea
Parceria abre 375 vagas de emprego no Piauí para inscritos no CadÚnico

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, destacou que a parceria relaciona a melhoria dos serviços de saneamento à formação de mão de obra local. Segundo ele, a qualificação de pessoas inscritas no Bolsa Família e no Cadastro Único pode contribuir tanto para a melhoria dos serviços quanto para a ampliação de oportunidades de renda.

“O objetivo da parceria é melhorar o serviço de água e saneamento. Teresina já avançou na universalização do abastecimento de água e seguimos avançando no saneamento. Hoje, junto com a empresa e com a engenharia, estamos preparando pessoas para melhorar a condição dos serviços de água no estado. E que tal qualificar as pessoas do Bolsa Família e do Cadastro Único para dar oportunidade para essas vagas? O Cadastro Único é um tesouro do Brasil e a gente precisa dar oportunidade”, reforçou o ministro.

Este é o primeiro acordo do Programa Acredita no Primeiro Passo firmado com uma empresa do setor de saneamento. O documento também prevê a definição de pontos focais locais e nacionais para acompanhar a execução da parceria e a integração com programas de capacitação já existentes no grupo empresarial.

A Aegea atua no Piauí desde 2017, quando passou a operar os serviços de saneamento em Teresina. Em 2025, a Águas do Piauí assumiu a operação em 186 municípios do estado.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral.