O ouvidor-geral do estado do Piauí (OGE), Raimundo Dutra, em entrevista ao O Dia News, contou sobre os avanços da escuta no ano de 2024, quando a OGE teve um crescimento de solicitações 1850% maior que os dos últimos 5 anos, e um crescimento de 15% em relação a 2023.
LEIA TAMBÉM
Raimundo Dutra diz que o avanço no número de solicitações na Ouvidoria se deu por conta do aumento da confiança da população com as respostas da instituição, relatando que tem o menor tempo médio de respostas dentre todas as ouvidorias federais, estaduais e municipais, quando a lei diz 30 dias para resposta, o Piauí tem um tempo médio de 8,8 dias, sendo 95% das manifestações respondidas dentro do prazo legal.
Ele continua que o cidadão pode ter a garantia que, no momento que ele fizer os registros de manifestação na OGE, ele terá a resposta dentro do prazo estabelecido e sabe que terá sua solicitação atendida.
“Esse fluxo garante que essa solicitação saia da ouvidoria, que é acompanhada pelos nossos técnicos, que chega até o órgão destinatário e tudo isso sendo monitorado pela nossa equipe e isso até chegar a uma resposta conclusiva ou a resposta intermediária que é a que chega para o cidadão”, declarou o ouvidor-geral.
Na proteção aos funcionários públicos do estado, Dutra comentou sobre os protocolos criados pela OGE, que são os programas Regularize, Acolhida, voltado para as questões de gênero, raça e etnia, e o Diga, um programa principal que denuncia de forma sigilosa os casos de assédio, o que garante a investigação sobre o caso.
Ele finaliza dizendo que a ouvidoria já alcançou quase 2 mil servidores públicos debatendo e instruindo sobre o que é assédio, dos tipos e o que se faz. Além de terem desenvolvido atividades formativas da equipe de atendimento e da rede de apoio do estado, com 28 ouvidorias, para que os ouvidores passem por várias formações para melhor prestar assistência à população.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.