Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Organização criminosa usava Whatsapp para ordenar crimes e aplicar punições no Piauí

Grupo atuava em dois municípios do Norte do Estado e possuía uma estrutura hierarquizada voltada para a lavagem de dinheiro e o tráfico de drogas.

15/01/2026 às 09h21

A polícia desarticulou nesta quinta-feira (15) uma organização no Norte do Piauí que coordenava suas ações por meio de grupos de Whatsapp. Os suspeitos enviavam por mensagens ordens de execuções de crimes, movimentações financeiras e punições a integrantes que descumprissem as regras do grupo. 

Organização criminosa usava Whatsapp para ordenar crimes e aplicar punições no Piauí - (Reproduão) Reproduão
Organização criminosa usava Whatsapp para ordenar crimes e aplicar punições no Piauí

As ações se concentraram nos municípios de Porto e Nossa Senhora dos Remédios.

Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e mais dez mandados de prisão temporária por equipes da Polícia Civil com apoio da Polícia Militar. As investigações revelaram que a organização possuía uma estrutura hierarquizada e está envolvida em crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e lavagem de dinheiro.

Organização criminosa usava Whatsapp para ordenar crimes e aplicar punições no Piauí - (Reprodução) Reprodução
Organização criminosa usava Whatsapp para ordenar crimes e aplicar punições no Piauí

Durante o cumprimento das ordens judiciais foram apreendidos aparelhos eletrônicos e documentos. A justiça autorizou ainda a quebra de sigilo de dados e de imagens dos dispositivos recolhidos. “Estamos desarticulando a estrutura desse grupo e interrompendo suas atividades. Todo o material que foi recolhido vai ser compartilhado com as demais forças da Segurança para embasar ainda mais o lastro probatório do inquérito”, afirmou o delegado Charles Pessoa, do DRACO.

Delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO

Os presos encontram-se recolhidos na Delegacia Seccional de Porto para os procedimentos legais. A operação contou com o apoio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), do Batalhão Especial de Policiamento do Interior, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Departamento Geral de Operações da PM.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.