Cerca de 14 mil estudantes piauienses serão beneficiados com transporte público gratuito para facilitar o deslocamento até os locais de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.
LEIA TAMBÉM
Dos 14 mil estudantes contemplados, 7.085 são de municípios do interior do estado e 3.915 da capital. De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, foram realizadas reuniões com a prefeitura da capital para garantir um aumento na frota de ônibus nos dias de prova do Enem para que os estudantes que foram beneficiados com a gratuidade possam se locomover.
A jovem Maria Yasmin Rodrigues (17) estuda no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos, bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina, e está se preparando para o Enem. Sua prova será aplicada em uma escola no bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina e, os passes livres, terão grande importância para que ela se desloque até o polo de aplicação.
“Os passes são muito importantes, porque muitas estudantes se atrasam ou deixam de comparecer à prova porque não tem como chegar ao local, e o passe é de extrema ajuda. Ano passado, alguns colegas tiveram dificuldade em chegar aos locais de prova porque não tinham transporte e moravam muito longe, mas deram um jeito e conseguiram chegar”, relata a estudante.
A aplicação de provas acontecerá em 33 municípios piauienses. No Piauí, 99.644 estudantes efetivaram a inscrição para o certame em 2023. O número de inscritos representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
As provas são do Enem são a principal oportunidade para os estudantes terem acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Instituições de educação superior portuguesas. Eles também poderão ter acesso a financiamento e apoio estudantil do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).