Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministra das Mulheres anuncia novos investimentos no Piauí para combate à violência

As ações incluem Casa da Mulher Brasileira, centros de referência e projetos voltados a mulheres negras, indígenas e quilombolas.

26/01/2026 às 17h41

26/01/2026 às 17h41

Diante do aumento e do recorde de feminicídios registrados no Brasil em 2025, o Governo Federal anunciou novos investimentos no Piauí voltados ao enfrentamento da violência contra as mulheres. Em visita ao estado nesta segunda-feira (26), a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, assinou a ordem de serviço para a construção da segunda Casa da Mulher Brasileira, em Parnaíba, além da aquisição de equipamentos para o Centro de Referência da Mulher Brasileira no município de Piripiri.

Durante solenidade no Palácio de Karnak, a ministra também formalizou o convênio do Projeto Sementes de Luta, que vai beneficiar mil mulheres negras e indígenas em todo o estado, com investimento de R$ 440 mil. Outro acordo firmado foi o do Projeto Resistência Negra: Fios da Ancestralidade, iniciativa que atenderá 300 mulheres de comunidades quilombolas em seis municípios piauienses. Além disso, está prevista para esta terça-feira (27) a inauguração de um Centro de Referência da Mulher Brasileira em São Raimundo Nonato.

Ministra das Mulheres anuncia novos investimentos no Piauí para combate à violência - (Reprodução/Governo do Estado) Reprodução/Governo do Estado
Ministra das Mulheres anuncia novos investimentos no Piauí para combate à violência

“Cada dia que passa sem esses equipamentos é um risco para as mulheres. Vamos dar um basta na violência. Se todos cumprirmos nossas tarefas, não tenho dúvidas de que conseguiremos atingir nossa meta. Temos que acelerar essas obras públicas para que elas cheguem o quanto antes à população”, afirmou.

O governador Rafael Fonteles destacou que os dados recentes mostram fragilidades na rede de proteção e reforçou a importância da ampliação desses serviços. Segundo ele, mais de 80% das mulheres vítimas de feminicídio em 2025 não haviam feito qualquer denúncia prévia, o que dificulta a atuação preventiva do poder público.

“Tudo que estamos fazendo aqui é para ampliar essa rede: o Centro de Referência da Mulher Brasileira de São Raimundo Nonato vamos inaugurar amanhã, estamos assinando a de Parnaíba e vamos avançar para outros municípios, como Floriano e Bom Jesus”, afirmou.

Fundo de combate à violência contra a mulher

Durante o evento, Rafael Fonteles também defendeu mudanças no financiamento da segurança pública, com maior foco no enfrentamento à violência de gênero. O governador argumentou que o Fundo Nacional de Segurança Pública deveria destinar uma fatia maior de recursos especificamente para esse tipo de ação.

Ministra das Mulheres anuncia novos investimentos no Piauí para combate à violência - (Reprodução/Governo do Estado) Reprodução/Governo do Estado
Ministra das Mulheres anuncia novos investimentos no Piauí para combate à violência

“Eu defendo que, independente da PEC [Segurança Pública] que está lá, que pode demorar a aprovação, se mande uma PEC para o Congresso Nacional autorizando R$ 5 bilhões por ano para a segurança pública, assim como foi aprovado para as Forças Armadas. É um volume de recursos para a segurança pública e, claro, dentro desse recurso, um componente significativo para as ações de combate à violência contra a mulher”, disse.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.