Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério da Agricultura suspende venda de vacina que teria causado morte de animais no Piauí

Dois lotes do imunizante EXCELL 10 foram bloqueados. Amostrar serão colhidas para serem analisadas por laboratório federal de defesa agropecuária.

20/08/2025 às 15h28

O Ministério da Agricultura e Pecuária baixou portaria suspendendo a comercialização de dois lotes da vacina EXCELL 10, que teriam causado a morte de mais de 200 animais no Piauí. Os animais apresentaram inchaços e morreram em decorrência de infartos e problemas renais depois de terem recebido o imunizante, no final de julho. 

O Ministério da Agricultura está investigando a suposta relação da vacina com os óbitos dos animais, que já causaram prejuízos a pelo menos 35 criadores de municípios piauienses como Simões, Curral Novo, Jatobá e São Francisco de Assis. Além do Piauí, também foram registradas mortes de ovinos e caprinos em Sergipe, no Rio Grande do Norte e no Maranhão.

Ministério da Agricultura suspende venda de vacina que teria causado morte de animais no Piauí - (Ministério da Agricultura) Ministério da Agricultura
Ministério da Agricultura suspende venda de vacina que teria causado morte de animais no Piauí

Na portaria, o Ministério da Agricultura e Pecuária afirma que já fiscalizou o estabelecimento produtor das vacinas e que fará a colheita de amostras para análise oficial por laboratório federal de defesa agropecuária. O Departamento de Saúde Animal do órgão já determinou a apreensão cautelar dos lotes que seriam distribuídos e comercializados.

Em resposta à notificação e à fiscalização, a empresa já apresentou procedimentos para a comunicação e o bloqueio da comercialização dos lotes 16 e 18 da vacina EXCELL 10. O Ministério da Agricultura também solicitou aos órgãos executores de Sanidade Agropecuária que alertem os médicos veterinários, produtores rurais e revendedores de produtos veterinários sobre a necessidade de suspender imediatamente o uso dos lotes identificados.

Somando-se as cidades piauienses e os estados onde se registraram óbitos, já são mais de 300 animais mortos entre caprinos, ovinos e suínos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.