Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Manobra de Heimlich: entenda como funciona a técnica que salva vidas

Médico do SAMU explica como é feita a técnica de primeiros socorros utilizada em casos de engasgo

13/08/2025 às 12h52

Casos de salvamentos após engasgos têm sido cada vez mais comuns e ganhado destaque. No último dia primeiro de agosto, a soldado Juliane Marinho salvou um bebê de sete meses que se engasgou com leite materno, na cidade de Cocal, região norte do estado. Em Fortaleza, capital do Ceará, um menino de apenas quatorze anos salvou seu primo, de treze anos, de um engasgo com achocolatado.

Em ambos os casos, a Manobra de Heimlich, um procedimento de primeiros socorros capaz de liberar vias aéreas obstruídas, foi colocada em prática, salvando a vida de quem estava sufocando. A técnica pode ser feita pela própria pessoa que está sofrendo o engasgo, mas é preferível que seja performada por alguém que esteja próximo ou, se possível, por um profissional.

O médico Edson Cipriano explica como fazer Manobra de Heimlich. - (O DIA TV) O DIA TV
O médico Edson Cipriano explica como fazer Manobra de Heimlich.

Membro do Samu há 17 anos, o diretor médico Edson Cipriano diz que, em situações de emergência, o primeiro passo é manter a calma e ligar para o 192. “Primeira coisa, em qualquer situação de emergência, não só no engasgo, é tentar manter a calma ou chamar a pessoa mais calma que tiver para ajudar. A segunda coisa é pedir para alguém ligar para o 192. Se não der tempo de (o Samu) chegar, pelo menos o profissional que está lá na linha vai te orientar sobre o que é que você tem que fazer”, afirma.

Como fazer a manobra

No caso de precisar performar a Manobra de Heimlich, o profissional explica que, na maioria das situações, a conduta mais adequada é a pessoa provocar tosse para tentar eliminar o corpo estranho. Quando a tosse não libera a via aérea, ou para bebês, que não conseguem atender ao comando da tosse, é preciso performar a manobra.

A técnica consiste em se posicionar atrás da vítima, envolver sua cintura com os braços e, com uma das mãos fechada em forma de punho, fazer compressões rápidas e firmes, pressionando para dentro e para cima, no formato da letra “J”. O movimento cria um fluxo de ar que pode expulsar o corpo estranho que está obstruindo a via aérea.

No caso de bebês ou crianças menores, o Dr. Edson Cipriano explica que a aplicação é diferente e exige mais cuidado. “90% dos engasgos acontecem até os 7 anos de idade. Hoje a gente apenas orienta a elevar a criança até a altura dos seus olhos e fazer uma compressão aqui no tórax da criança. É suficiente na maioria das vezes, quando o engasgo é com líquido”.

Como fazer a Manobra de Heimlich em bebês. - (Divulgação/Corpo de Bombeiros) Divulgação/Corpo de Bombeiros
Como fazer a Manobra de Heimlich em bebês.

Segundo o profissional, se a técnica não funcionar, é recomendado que a criança seja colocada de bruços sob a perna do socorrista, com a cabeça levemente inclinada para baixo, e que seja aplicada pressão com a palma da mão, cinco vezes. Se o corpo estranho não for expelido, a pessoa deve fazer cinco compressões no peito da criança, usando dois dedos, e assim sucessivamente.

O que não fazer

O diretor médico do Samu também orienta que sacudir a pessoa ou beber água são coisas que não devem ser feitas em casos de engasgo. “Se beber água, ele pode jogar aquele corpo estranho mais pra dentro do pulmão e piorar ainda mais a situação. Ou o corpo pode ficar numa outra parte que, de repente, não vai mais conseguir tirar”, finaliza.

Casos recentes mostram que saber executar a Manobra de Heimlich pode ser a diferença entre a vida e a morte. É uma técnica simples, podendo ser aprendida e performada pela maioria das pessoas, e que pode salvar vidas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Rebeca Negreiros, especial para O Dia com edição de Isabela Lopes