Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais mil aprovados no concurso da PM do Piauí poderão ser convocados em 2026

Em 2025, foram mais de 2 mil convocações só para a corporação. Em toda a Segurança, mais de 3 mil novos agentes foram convocados.

14/12/2025 às 08h33

Em 2025, mais de 2 mil homens e mulheres passaram a integrar os quadros da Segurança Pública do Piauí com o ingresso na Polícia Militar. Para 2026, a perspectiva é de que mais mil aprovados no certame sejam convocados para assumir seus postos nas fileiras da corporação. A informação foi confirmada ao Portalodia.com pelo comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.

Mais mil aprovados no concurso da PM do Piauí poderão ser convocados em 2026 - (Gabriel Paulino/Ccom) Gabriel Paulino/Ccom
Mais mil aprovados no concurso da PM do Piauí poderão ser convocados em 2026

Os futuros convocados vão assumir postos tanto na capital, quanto no interior do Estado. O objetivo, segundo Scheiwann, é aumentar a presença e reforçar a cobertura do policiamento ostensivo de norte a sul do Estado.

“Neste ano, de convocações tivemos, só a PM, mais de dois homens e mulheres. Na Secretaria de Segurança, mais de 3 mil como um todo. Com a perspectiva do ano que vem de, só na Polícia Militar, chamarmos mais mil aprovados, vamos passar aí de mais de 4 mil homens e mulheres a mais nas Forças de Segurança do nosso Estado. É um reforço necessário e que vai nos ajudar muito a ampliar a presença do policiamento ostensivo em áreas importantes do Piauí”, explica o comandante da PM.

Coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí

Balanço de 2025

Ao mesmo tempo em que apresentou algumas perspectivas para 2026, o comandante-geral da PMPI comentou o balanço das ações do ano. De acordo com ele, o saldo foi bastante positivo, com redução de crimes violentos e aumento de apreensões e prisões. “Foram mais de 335 toneladas de drogas apreendidas, mais de 5 mil armas retiradas de circulação, mais de 10 mil veículos recuperados e mais de 14 mil celulares devolvidos aos seus verdadeiros donos”, diz.

Para 2026, Scheiwann diz que o objetivo é manter as ações que estão dando certo e aprimorar o que for preciso.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.