Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 5 mil artigos natalinos são fiscalizados em operação do Imepi

Operação Natal Seguro fiscalizou produtos típicos do Natal em 56 comércios nas cidades de Teresina, Piripiri e Pedro II; órgão também vistoriou produtos alimentícios em alta demanda.

11/12/2025 às 16h18

A Operação Natal Seguro, realizada nesta quinta-feira (11), fiscalizou mais de 5 mil produtos típicos do período natalino, em 56 estabelecimentos localizados em três cidades do Piauí: Teresina, Piripiri e Pedro II. A ação é do setor de Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e vistoriou itens como brinquedos, bicicletas de uso infantil e luminárias natalinas do tipo mangueira e pisca-pisca.

Mais de 5 mil artigos natalinos são fiscalizados em operação do Imepi - (Divulgação/Imepi) Divulgação/Imepi
Mais de 5 mil artigos natalinos são fiscalizados em operação do Imepi

“A operação, denominada Natal Seguro, teve o objetivo de garantir que as famílias piauienses possam aproveitar o período natalino sem sustos, a fim de evitar qualquer tipo de acidente com esses artefatos” afirmou o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo. Segundo o gestor da pasta, foram encontradas irregularidades em 24 luminárias do tipo pisca-pisca e o material foi devidamente recolhido, assim como os empresários responsáveis pelos comércios foram autuados.

Fiscalização de alimentos

Além de realizar a Operação Natal Seguro, ainda foram feitas perícias de produtos alimentícios com alta demanda de vendas no período de final de ano. O setor de Pré-Medidos do Instituto recolheu itens de supermercados e mercadinhos para análise laboratorial, de acordo com o peso indicado na embalagem dos alimentos.

Imepi fiscaliza alimentos em alta demanda no período natalino. - (Divulgação/Imepi) Divulgação/Imepi
Imepi fiscaliza alimentos em alta demanda no período natalino.

Durante toda a ação, 26 estabelecimentos comerciais foram vistoriados nas cidades de Teresina, Valença, Inhuma, Elesbão Veloso e Piripiri. Cinco marcas fiscalizadas apresentaram irregularidades, com 21% de taxa de reprovação nos testes, sendo elas responsáveis pela comercialização de panetones, biscoitos e bolos.

Caso consumidores piauiense observem quaisquer falhas em produtos comercializados em todo o estado, é possível enviar uma denúncia para o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí através do aplicativo Fala, Consumidor, que está disponível para download. Também pode ser feito contato por meio do Whatsapp da Ouvidoria do órgão, no número (86) 99456-1921.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral.