Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Luiza Trajano critica juros altos e defende fortalecimento de micro e pequenas empresas no Piauí

As declarações foram dadas durante a solenidade em que Luiza Trajano recebeu o título de cidadania piauiense, realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

27/11/2025 às 11h39

27/11/2025 às 11h39

A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza e uma das líderes empresariais mais influentes do país, comentou nesta quinta-feira (27) sobre o atual cenário econômico brasileiro e voltou a criticar a alta taxa de juros, que, segundo ela, prejudica principalmente micro e pequenos empreendedores. As declarações foram dadas ao PortalODia.com durante a solenidade em que recebeu o título de cidadania piauiense, realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Ao avaliar o desempenho econômico nacional, Luiza Trajano destacou que o país vive um momento positivo na geração de empregos, mas reforçou que o crédito caro continua sendo um entrave ao crescimento das pequenas empresas.

Luiza Trajano recebeu o título de cidadania piauiense, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quinta-feira (27) - (ODIA) ODIA
Luiza Trajano recebeu o título de cidadania piauiense, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quinta-feira (27)

“Um país vive de renda e de crédito. A renda vem do emprego. Nós estamos com um nível de emprego muito bom, isso tem ajudado muito. Mas eu continuo brigando, que eu não aceito 15% de juros, principalmente, porque atrapalha muito o micro e o pequeno empresário. Eu não acho que deva voltar para isso, mas deveria dar bastante sinal de queda. Se os juros abaixassem um pouco, os pequenos e micros que estão sofrendo, até com sites internacionais, estariam muito melhores. E eles que geram emprego”, afirmou.

A empresária ressaltou ainda sua defesa histórica do empreendedorismo de pequeno porte. “Eu sou muito a favor do Sebrae, de pequenos e micros, porque é PPP, pense primeiro na pequena. Apesar de eu gerar 40 mil empregos diretos, a pequena empresa junto gera muito emprego. Eu sou uma defensora dela desde a década de 1980”, disse.

Reconhecida por sua atuação em defesa da participação das mulheres no mercado de trabalho, Luiza também comentou sobre igualdade de gênero nos negócios.

Luiza Trajano recebeu o título de cidadania piauiense, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quinta-feira (27) - (ODIA) ODIA
Luiza Trajano recebeu o título de cidadania piauiense, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quinta-feira (27)

“O que nós somos a favor, o que é feminismo, é a igualdade entre homem e mulher. Ninguém que tem uma filha quer que uma mulher não possa ser o que ela quiser. E a gente também é a favor dos homens. Eu acho que nós não estamos querendo tirar os homens, a gente está querendo ter 50% de mulheres ao lado dos homens. Porque não tem nenhum país que tem guerra quando a mulher senta junto para resolver as coisas. Acho que todos vocês que têm uma neta, uma filha, uma sobrinha, saibam que ela pode ser o que ela quiser, assim como o homem pode ser o que ele quiser. Mas juntos a gente é muito mais forte”, argumentou.

Honraria e presença no Piauí

A homenagem foi proposta pelos deputados Franzé Silva (PT) e Henrique Pires (MDB), que destacaram a presença do Magalu no Piauí desde 2012 e a influência nacional e internacional de Luiza Trajano, listada pela Revista Time entre as 100 mulheres mais influentes do mundo.

Luiza Trajano recebeu o título de cidadania piauiense, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quinta-feira (27) - (Ezequiel Araujo/ODIA) Ezequiel Araujo/ODIA
Luiza Trajano recebeu o título de cidadania piauiense, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quinta-feira (27)

Ao agradecer o título, a empresária afirmou que pretende ampliar os investimentos no estado. “Queremos continuar ajudando o Piauí, montando mais lojas, gerando mais empregos, mais centros de distribuição e contribuindo com as causas sociais. Eu me comprometi publicamente com isso”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.