Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lançamento do Minha Casa, Minha Vida Rural marca 2º Encontro de Habitação Social

O evento da FEHAB-PI acontece no próximo dia 21 de agosto e apresenta novos projetos e ações sociais e reforça combate ao déficit habitacional.

15/08/2025 às 11h47

Na próxima quinta-feira (21), a Federação de Habitação Social do Piauí (FEHAB-PI) promove o 2º Encontro Piauiense de Habitação Social, no auditório do Sebrae-PI, a partir das 8 horas. O evento reúne especialistas do ramo habitacional, gestores municipais, representantes de entidades e autoridades estaduais e federais para abordar temas de relevância social, como políticas públicas voltadas para a área e a expansão rural.

Josineto Dias, presidente da Federação, revela que um dos anúncios mais aguardados para o Encontro é o lançamento nacional da nova etapa do Minha Casa, Minha Vida Rural. A partir do dia 5 de setembro, será possível realizar inscrições de propostas para o programa e a FEHAB-PI já se prepara para apresentar 70 projetos que abrangem mais de 70 municípios de todo o Piauí.

O representante da Federação ressalta que o evento será mais do que um espaço de discussão de ideias, contribuindo também para o conhecimento de propostas que proporcionem moradia digna para quem mais precisa. “Estamos realizando um encontro para debater e para prestar contas. Já temos casas sendo construídas por meio da FEHAB, com geração de emprego, renda e melhoria de vida”, afirma.

Josineto Dias, Presidente da FEHAB-PI - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Josineto Dias, Presidente da FEHAB-PI

Além disso, o Presidente ainda reforça que o maior objetivo do evento é reduzir, mesmo que gradualmente, o déficit habitacional do estado, que ultrapassa 40 mil unidades. O Encontro, que é realizado com o apoio da Frente de Habitação Popular, ainda terá a presença de gestores de municípios piauienses e representantes de várias entidades e associações do estado. Membros dos Ministérios das Cidades e do Desenvolvimento Social e Combate à fome, do Governo do Estado do Piauí e Caixa Econômica Federal também participam do evento.

A programação inclui a entrega de chaves a famílias beneficiadas em cidades como Curralinhos, Murici dos Portelas e Bela Vista. “Vamos entregar unidades habitacionais, informar tanto aos filiados quanto a quem se interesse sobre habitação social, oferta de cursos de capacitação e outras ações que a FEHAB-PI realiza”, diz Josineto. A entrega será associada à palestra "Do Sonho às Chaves: Conquistas Habitacionais das Famílias Piauienses”, que também acontece durante o evento.

Além de moradia, a FEHAB-PI desenvolve outras ações sociais, como a distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, através da parceria com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Também são oferecidos cursos de capacitação com apoio do Senac.

O presidente da Federação ainda destaca a implantação de novos projetos, como indústrias de farinha em comunidades rurais, para o fortalecimento da geração de renda no campo. Josineto ainda lembra que, apesar de ter sido fundada em 2008, a Federação de Habitação do Piauí passou a atuar de forma mais efetiva somente nos últimos três anos, impulsionada por políticas públicas específicas para o setor.

“Hoje, o Minha Casa, Minha Vida vem com mais fiscalização e critérios claros, para garantir que quem realmente precisa tenha acesso à moradia. Não é apenas construir casas, é construir dignidade e oportunidades”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Rebeca Negreiros, especial para O Dia com edição de Isabela Lopes