Os praticantes de “Grau” – modalidade que consiste em fazer manobras com motocicletas em vias públicas – são mais uma vez alvo de ação policial no Piauí. Trata-se da Operação Rolezinho, que, desta vez, cumpre 31 mandados judiciais contra praticantes de Grau em seis municípios do Norte do Piauí. Esta ação tem como objetivo reprimir eventos clandestinos de direção perigosa conhecidos como “Rolezinhos” e “Encontros do Grau”.
O superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança, delegado Matheus Zanatta, explica que os grupos usavam especialmente o Instagram para incentivar a adesão de novos integrantes para os eventos. “Com o avanço das investigações, conseguimos a aplicação de medidas cautelares fundamentais como a suspensão da habilitação de 20 investigados e a proibição de obtenção de CNH, impedindo que eles continuem a cometer infrações de trânsito”, pontua.

A Polícia Civil consegui, também, junto à Justiça a determinação para que a Meta Platforms Inc., responsável pelo Facebook e Instagram, que restrinja a disseminação de conteúdos ilícitos associados ao Grau e aos Rolezinhos, bem como às infrações investigadas. A decisão estabelece a remoção de todo o material relacionado às práticas ilegais de 20 contas, eliminando publicações que incentivem condutas criminosas, exclusão permanente de 11 contas.
“Essas contas, além de violarem as diretrizes da comunidade, também promoviam a desordem social e faziam apologia a crimes. Conseguimos também a suspensão temporária de três contas com a obrigação de exclusão imediata de todo o conteúdo vinculado às infrações investigadas”, explica o delegado Zanatta.

As investigações da polícia apontaram que os participantes promoviam infrações como direção perigosa, adulteração de sinal característico de veículo automotor além de perturbação do sossego e apologia ao crime.
A ação é realizada de forma simultânea em Parnaíba, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Cocal, Cocal dos Alves e Itaueira. As ordens judiciais cumpridas nestes municípios são de busca e apreensão para coletar provas e interromper as atividades associadas aos eventos de Grau. A operação foi deflagrada em conjunto com a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal de Parnaíba e a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.