Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

João Vicente Claudino diz que cenário político é “cômodo” para Rafael Fonteles em 2026

Ex-senador avalia pesquisas com cautela e afirma que disputa pode repetir surpresa das eleições em Teresina.

01/10/2025 às 14h35

O ex-senador João Vicente Claudino (PP) avaliou que o cenário político atual coloca o governador Rafael Fonteles (PT) em posição confortável para a disputa pelo Palácio de Karnak em 2026. Segundo ele, o fato de o gestor estar no poder, com agendas de inaugurações e destinação de recursos a prefeituras no interior, garante vantagem.

JVC diz que fenômeno das pesquisas para prefeito de Teresina pode ocorrer no governo em 2026. - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
JVC diz que fenômeno das pesquisas para prefeito de Teresina pode ocorrer no governo em 2026.

No entanto, JVC alerta que os números das pesquisas eleitorais podem repetir o que ocorreu em Teresina em 2024, quando Fábio Novo (PT) liderava os levantamentos, mas o resultado final consagrou a vitória de Sílvio Mendes (PP).

“O cenário para o governador Rafael é um cenário cômodo por mais que existam pré-candidatos a governador, mas são [pré-candidatos] a governadores que não têm o mesmo dia a dia no Piauí que o governador tem, quer dizer, a presença, as viagens, o contato direto com a população, a inauguração de obras. Era preciso que tivesse um outro candidato ou candidata com a mesma rotina política dentro do Estado”, declarou.

JVC reforçou a necessidade de cautela ao analisar pesquisas eleitorais no estado. “Independente de pesquisa, as pesquisas do Piauí eu tenho muito cuidado de analisar, porque o ano passado erraram muito mais do que acertaram, mas erraram muito mais mesmo. Eu acho que tem institutos que têm até que mudar de nome para poder voltar ao mercado”, disse.

Sobre eventual candidatura, João Vicente afirmou que não pretende impor projetos pessoais dentro do partido, mas que está à disposição da legenda. Ele destacou que seguirá em agendas pelo interior do estado, fortalecendo a pré-campanha de Margarete Coelho ao governo e a reeleição do senador Ciro Nogueira.

“Disse de uma maneira muito verdadeira que nós não temos um plano claro de uma disputa eleitoral. O partido já tem um pré-candidato a senador, uma pré-candidata a governadora. Isso não quer dizer que seja imutável, mas está na rua, está lançado”, finalizou.

Com informações de Natanael Sousa.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.