Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

João Pereira diz que não há vaga para Draga Alana no PT e rebate Dudu sobre proporcionalidade

O presidente municipal do PT afirmou que todas as vagas do partido já estão preenchidas e que o estatuto não prevê substituição com base em resultado de eleição interna.

03/12/2025 às 16h05

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Teresina, João Pereira, afirmou nesta quarta-feira (03) que não há mais vagas para novos candidatos na sigla. A declaração foi uma resposta ao vereador Dudu, que anunciou intenção de se candidatar no lugar de Draga Alana, barrado pela direção, e alegou ter direito à vaga com base no princípio da proporcionalidade nas eleições internas do partido. João Pereira, porém, discordou, afirmando que não há essa previsão no estatuto partidário.

Vereador João Pereira discordou de Dudu sobre o principio da proporcionalidade nas eleições no partido.  - (Arquivo /ODIA) Arquivo /ODIA
Vereador João Pereira discordou de Dudu sobre o principio da proporcionalidade nas eleições no partido.

Segundo João Pereira, o partido não impediu a filiação de Draga Alana, mas sim seu desejo de disputar as eleições, já que as vagas para 2026 foram definidas antes da eleição de Fábio Novo como presidente estadual do PT.

“Não existe barrar nomes e aliados no Partido dos Trabalhadores, Draga Alana é um grande vereador, o mais votado em Teresina, eu acredito e não tenho dúvida que é um candidato em potencial para vencer as eleições no Partido dos Trabalhadores, mas não tem mais vagas”, disse.

O dirigente explicou que a única possibilidade de inclusão de novos nomes seria caso algum filiado desista da candidatura. Ele também rebateu a fala de Dudu sobre o critério de proporcionalidade.

“Não existe isso [proporcionalidade], no estatuto não diz isso, respeito o meu companheiro Dudu, meu amigo de bancada, meu amigo pessoal há 20 anos, não temos nenhuma divergência com ele, mas hoje não tem vaga”, disse.

João Pereira citou como exemplo o caso do deputado Francisco Limma, que em 2010 tentou disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, mas não conseguiu devido à falta de espaço na chapa.

Sobre o convite ao Breno Macedo, esposo da deputada Bárbara do Firmino, o presidente justificou que a vaga já pertencia à parlamentar, o que caracterizaria apenas uma substituição natural.

“A Bárbara do Firmino não sendo candidata, será candidato o Breno. Todos nós sabemos que os dois trabalham fortemente a política, então, a vaga seria do Breno, porque foi feito o convite a ela, é simples a conta”, justificou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.