Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ismael Silva aposta em protagonismo do Progressistas em 2026: “trabalhamos por chapas competitivas”

Ao PortalODia.com, Ismael destacou que o Progressistas já possui bases sólidas no estado e pretende fortalecer ainda mais sua atuação.

19/10/2025 às 11h06

O secretário municipal de Educação de Teresina e vereador licenciado, Ismael Silva (Progressistas), afirmou que o partido deve ser um dos protagonistas nas eleições gerais de 2026. Segundo ele, a legenda trabalha para montar chapas competitivas com o objetivo de ampliar sua representatividade tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Ismael Silva aposta em protagonismo do Progressistas em 2026: “trabalhamos por chapas competitivas” - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Ismael Silva aposta em protagonismo do Progressistas em 2026: “trabalhamos por chapas competitivas”

Ao PortalODia.com, Ismael destacou que o Progressistas já possui bases sólidas no estado e pretende fortalecer ainda mais sua atuação.

“O Progressistas tem dois deputados federais, nós temos nossa representatividade também na Assembleia Legislativa, com essa manutenção das cadeiras tanto na Assembleia quanto na Câmara dos Deputados, existe todo um trabalho de se intensificar na base Progressistas para que a gente possa manter essas cadeiras e, quem sabe, até ampliar esse número tanto na Câmara dos Deputados quanto aqui no nosso estado do Piauí”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda que a oposição vem se articulando sob a liderança do senador Ciro Nogueira e do presidente estadual da sigla, Joel Rodrigues.

“O certo é que a oposição tem se organizado sob a liderança muito forte do senador Ciro Nogueira, sob a liderança do nosso querido amigo Joel, que é o presidente estadual do Progressistas, e que a gente tem reunido essas lideranças importantes, João Vicente e tantos outros nomes aqui da nossa cidade e do interior também, para que a gente possa fortalecer essa chapa no ano de 2026”, disse.

Questionado sobre a possibilidade de a ex-governadora e atual diretora nacional do Sebrae, Margarete Coelho, ser o nome do Progressistas na disputa pelo governo do Estado, Ismael destacou que o partido ainda avalia as opções.

“A priori é um nome que nós temos à disposição [de Margarete Coelho], mas temos o nome do próprio Joel, nós temos nomes que se colocam à disposição. São nomes que hoje se apresentam como oposição, como opções de oposição ao governo do estado que está hoje implantado no nosso Piauí e nós vamos trabalhar para que, independente do nome que for estabelecido, a gente possa trabalhar para fortalecer esse nome para 2026”, pontuou.

Nome à disposição do partido

Durante a entrevista, Ismael também comentou sobre o desempenho eleitoral em Teresina e não descartou a possibilidade de disputar um cargo federal no próximo pleito. No entanto, afirmou que seu foco, no momento, é a gestão da Secretaria Municipal de Educação.

“Eu descobri agora que eu sou o puxador de votos aqui em Teresina, brincadeiras à parte, nós temos feito nosso trabalho. Nesse momento o nosso foco principal mesmo, o meu foco principal está sendo a educação da nossa cidade. Nós estamos aqui trabalhando para apresentar boas notícias para a cidade de Teresina para o início desse ano de 2026, mas o nosso partido tem se organizado muito para que a gente tenha uma chapa competitiva, tanto no âmbito do estado quanto em âmbito federal. Então, o nosso trabalho vai ser esse. A priori, existe o convite do Progressistas para eu ser candidato a deputado federal, existe essa possibilidade, mas o meu foco nesse momento exato é a educação da cidade de Teresina”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.