O Governo do Piauí divulgou nesta segunda-feira (05) o calendário de pagamento do IPVA 2026. Os proprietários de veículos que pagam o imposto já podem acessar o site da Secretaria de Fazenda (Sefaz-PI) e emitir o boleto. Para quem puder pagar em cota única, os descontos chegam a 15% no valor total do IPVA, mas há também a opção de parcelar o pagamento.
Quem explica é a superintendente da Receita Estadual do Piauí, Graça Ramos. “O pagamento da cota única é até o dia 30 de janeiro e quem optar por pagar o valor inteiro até esta data tem 15% de desconto. Em fevereiro, o desconto será de 10% para quem pagar a cota única. Quem pagar a cota única em março já não terá desconto”, diz.
Para aqueles que optarem por parcela o IPVA 2026, há a possibilidade de pagar a primeira cota em janeiro, a segunda em fevereiro e a terceira em março, contanto que o valor integral seja quitado até no máximo 31 de março. Esses prazos também valem para a taxa de licenciamento do veículo, sem a qual o proprietário fica impedido de circular regularmente por todos o país.
No Piauí, pelo menos 450 mil veículos são obrigados a pagar o IPVA. Mas há aqueles que são isentos. São eles: motos de até 170 cilindradas, veículos com mais de 15 anos de fabricação, veículos de pessoas com deficiência e veículos de socorro como ambulâncias e carros de combate a incêndio. As motocicletas são a grande maioria dos veículos isentos de pagar o IPVA.
LEIA TAMBÉM
“Só de motos isentas no Piauí temos cerca de 828 mil por conta das cilindradas. Mas mesmo com estas isenções, a expectativa é que o Estado arrecade algo em torno de R$ 650 milhões só com o IPVA 2026”, informa Graça Ramos. O valor do imposto, ela diz, será destinado ao custeio das despesas estaduais e acabará retornando ao contribuinte por meio de melhorias públicas.
O boleto de pagamento do IPVA 2026 pode ser emitido no site da Sefaz, na aba IPVA. Acesse aqui.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.