Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo do Piauí lança edital para concessão da Potycabana à iniciativa privada por 35 anos

A licitação prevê modernização, reformas, exploração de atividades culturais e esportivas, com garantia de acesso gratuito ao público; propostas serão recebidas no dia 27 de fevereiro.

06/01/2026 às 16h07

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Administração (Sead), lançou o edital de licitação para concessão de uso público do Parque Potycabana, em Teresina. Com o novo modelo de gestão, o parque será administrado pela iniciativa privada por 35 anos, com a previsão de requalificação, modernização, e ampliação das atividades culturais, esportivas e de lazer, mantendo o acesso gratuito à população.

Concessão de 35 anos da Potycabana prevê requalificação, modernização, e ampliação das atividades culturais, esportivas e de lazer. - (Arquivo/O Dia) Arquivo/O Dia
Concessão de 35 anos da Potycabana prevê requalificação, modernização, e ampliação das atividades culturais, esportivas e de lazer.

Os interessados deverão apresentar suas propostas no dia 27 de fevereiro, das 10h às 11h, na Superintendência de Licitações e Contratos da Sead, localizada no segundo andar do Centro Administrativo do Estado, na capital. A abertura das propostas acontecerá em sessão pública no dia 5 de março, às 11h, no auditório da secretaria. O edital completo está disponível no site da Sead.

A concessão da Potycabana foi autorizada por lei aprovada em dezembro de 2025, que estabelece o prazo de 35 anos, prorrogável mediante interesse público. O concessionário será responsável pela administração, operação, manutenção e exploração do parque, incluindo obras de reforma e modernização da infraestrutura.

“A concessão do Parque Potycabana é uma iniciativa estratégica para promover a modernização e a requalificação de um importante espaço público, garantindo investimentos, ampliação das atividades de lazer e a manutenção do acesso gratuito para a população”, disse o secretário de Administração Samuel Pontes do Nascimento.

A concessão autoriza a exploração econômica do espaço, permitindo a obtenção de receitas complementares e o desenvolvimento de projetos associados às atividades do parque. Está prevista ainda a possibilidade de subsídios públicos para obras e melhorias, limitados a R$ 5 milhões, que deverão ser analisados e aprovados pelo Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPP).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Secom