O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou que o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrido nesta quinta-feira (18), em Brasília (DF), representou um momento estratégico para fortalecer os pleitos do estado junto ao governo federal, em meio às articulações políticas que envolvem as eleições de 2026.
O encontro, que reuniu ainda o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, os senadores Marcelo Castro (MDB) e o deputado federal Júlio César (PSD), foi interpretada nos bastidores como um gesto de alinhamento do Palácio do Planalto à futura chapa majoritária governista no Piauí. O principal objetivo do grupo é construir uma frente ampla para enfrentar o senador Ciro Nogueira (PP), que deverá disputar a reeleição ao Senado.
No cenário desenhado, Lula e Wellington Dias sinalizam apoio à recondução de Rafael Fonteles ao Governo do Estado, com Marcelo Castro e Júlio César como pré-candidatos ao Senado. Apesar do clima de harmonia entre os aliados, ainda há resistências internas, especialmente em setores do PT, do PSD e do MDB, quanto ao nome de Júlio César na chapa.
Em entrevista ao PortalODia.com, nesta sexta-feira (19), Rafael Fonteles evitou tratar diretamente de questões eleitorais, mas destacou o caráter institucional do encontro.
“Sobre eleição eu vou falar no próximo ano, mas ontem foi um momento importante de defender os interesses do Piauí junto com a nossa bancada federal, notadamente o ministro Wellington, senador, e também o senador Marcelo Castro e o deputado Júlio César. É um momento de reforçar os pleitos do Piauí junto ao governo federal”, afirmou o governador.
Questionado sobre a ausência de definição para a vaga de vice-governador na chapa de 2026, Fonteles disse que o tema ficará para o próximo ano.
De acordo com informações de bastidores, a escolha do vice ainda não está concluída. Há uma forte tendência para a indicação do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, mas a decisão segue em discussão interna. O assunto já foi levado ao diretório estadual do PT, que deverá se manifestar oficialmente apenas em 2026.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.