O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou nesta segunda-feira (15) a realização de um novo concurso da Polícia Militar do Piauí para 2026. O anúncio foi feito durante a solenidade de inauguração da nova sede da Delegacia Geral da Polícia Civil. O certame deve ser autorizado via decreto ainda este mês de dezembro com edital previsto para ser lançado nos primeiros meses do ano que vem.
“Vamos anunciar ainda este mês o concurso da Polícia Militar, com publicação do decreto que autoriza o certame. Daqui a alguns meses, será lançado o edital. Provavelmente vão ser mil vagas. Estamos definindo isso, mas o número será esse. Mil vagas”, garantiu Rafael Fonteles.
O governador também anunciou a convocação de aprovados no cadastro reserva do concurso anterior da Polícia Militar como forma de reforçar o efetivo para o ano que vem. O anúncio vem após o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, confirmar que mais mil aprovados no último concurso da corporação devem ser convocados em 2026 para assumir seus postos.
“Nosso objetivo é chegar aí às 4 mil convocações que estavam previstas. São homens e mulheres que vão atuar na capital e no interior para dar mais cobertura e aumentar a presença da Polícia Militar nos municípios”, disse o comandante.
Nova sede da Delegacia-Geral
Foi entregue na manhã de hoje (15) a nova sede da Delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí. O novo prédio recebeu investimento superior a R$ 8,3 milhões e tem mais de 2 mil metros quadrados de área construída. “Agora temos um prédio mais bem localizado, com acesso facilitado que vai garantir o contínuo aperfeiçoamento do combate ao crime a partir da integração com a Polícia Militar”, disse o governador.
A nova sede da Polícia Civil do Piauí vai abrigar serviços administrativos além da Diretoria de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis, a Diretoria de Polícia Metropolitana, a Diretoria de Polícia do Interior, a Diretoria de Inteligência, diretoria administrativa e os gabinetes da Delegacia-Geral.
Durante a solenidade, o secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou a diminuição dos índices da criminalidade no Piauí, que, segundo ele, é fruto da integração entre os órgãos da Segurança e do investimento em tecnologia.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.