Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador afirma que ano eleitoral não vai atrapalhar gestão no Piauí

Rafael Fonteles destacou ainda que pretende manter o ritmo das ações governamentais ao longo de 2026, fortalecendo as atividades das secretarias estaduais e as parcerias com prefeitos e prefeitas.

07/01/2026 às 10h46

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou que o calendário eleitoral de 2026 não deverá interferir no andamento administrativo do Poder Executivo estadual. Segundo ele, a prioridade do governo continuará sendo a gestão pública e a execução de políticas voltadas à população.

De acordo com o governador, embora o processo eleitoral seja fundamental para a democracia, é necessário separar o período político do trabalho administrativo, especialmente para quem ocupa cargos no Executivo.

Governador afirma que ano eleitoral não vai atrapalhar gestão no Piauí - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Governador afirma que ano eleitoral não vai atrapalhar gestão no Piauí

“A prioridade absoluta é a gestão pública. O momento eleitoral tem os seus prazos, é importante para a democracia, o povo escolher os seus representantes, mas nós temos que fazer o esforço, principalmente eu, que estou como governador do Estado e provavelmente serei pré-candidato à reeleição, para focar na administração e deixar as eleições para o período adequado após as convenções”, afirmou.

Rafael Fonteles destacou ainda que pretende manter o ritmo das ações governamentais ao longo de 2026, fortalecendo as atividades das secretarias estaduais e as parcerias com prefeitos e prefeitas dos municípios piauienses.

“Vou me esforçar muito para que o ritmo das secretarias do Estado e as parcerias com os prefeitos e prefeitas ocorram de maneira ainda mais exitosa ao longo de 2026. Quero visitar todos os municípios do Piauí até o dia 3 de julho, que é o prazo em que posso realizar inaugurações. Será uma maratona de viagens para fazer milhares de entregas nos 224 municípios”, destacou.

Rafael Fonteles, governador do Piauí - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Rafael Fonteles, governador do Piauí

O governador informou ainda que deve tirar um período de cerca de dez dias de férias em janeiro e, em seguida, iniciar uma agenda intensa de visitas pelo interior do estado.

“Depois desse período de férias, de maneira ininterrupta, vamos visitar os 224 municípios do Piauí. A ideia é estar presente em todas as cidades até o dia 3 de julho, prazo que a legislação permite para inaugurações. Esses próximos seis meses serão dedicados a esse esforço”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.