Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Garcias Guedes é aprovado por unanimidade para presidir Agespisa durante fase de liquidação

Novo gestor assume missão de concluir processo de transição da estatal para a PPP com a Águas do Piauí até o fim de julho

01/07/2025 às 15h43

A indicação do advogado Garcias Guedes Rodrigues Júnior para assumir a presidência da Agespisa no processo de liquidação da empresa foi aprovada nesta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) por unanimidade dos 23 parlamentares que estavam presentes na sessão plenária.

Advogado Garcias Guedes Rodrigues Júnior, novo presidente da Agespisa no processo de liquidação.  - (Divulgação/CCOM) Divulgação/CCOM
Advogado Garcias Guedes Rodrigues Júnior, novo presidente da Agespisa no processo de liquidação.

Garcias assume agora a Agespisa em um momento decisivo da empresa, que está em fase de liquidação no processo de Parceria Público-Privada (PPP), realizada junto à concessionária Águas do Piauí. No processo, é prevista a universalização do acesso à água potável até 2033 e do esgotamento sanitário até 2040 nos 224 municípios piauienses.

O deputado Wilson Brandão, durante a sabatina do agora presidente, comentou sobre a situação dos servidores públicos da Agespisa que não tinham aderido ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) e sobre as medidas que serão tomadas quanto ao patrimônio da empresa.

Garcias Guedes então respondeu que 65% dos servidores fizeram adesão ao PDV e que os demais entraram na Justiça contra a demissão. Apesar do aviso prévio, esses servidores seguem recebendo seus salários porque a decisão judicial suspendeu o desligamento.

Em relação ao patrimônio, o agora nomeado afirmou que os bens reversíveis já foram devolvidos ao Governo do Estado, e que a Agespisa está realizando um levantamento do restante dos bens. Ressaltou, ainda, que muitos desses bens estão penhorados por dívidas, e que os que estiverem livres serão leiloados.

O governo tem a expectativa de que a conclusão da liquidação da Agespisa ocorra até o final de julho. Até lá, será necessária a presença do gestor para garantir a continuidade administrativa e legal dos trabalhos da estatal, que agora serão conduzidos por Garcias Guedes na transição com a nova concessionária.

Conheça o novo gestor

O futuro diretor-presidente da Agespisa, Garcias Guedes, já tem passagem pelo Governo do Piauí. Em agosto de 2020, o então governador Wellington Dias (PT) indicou o advogado para ser o novo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). A troca de comando ocorreu após o Progressistas romper com o governo, retirando o indicado Arão Lobão da direção do órgão.

Garcias Guedes é pós-graduando em Direito Civil e Processo Civil, pós-graduando em Licitações e Contratos, e já ocupou os cargos de diretor administrativo e assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde, além de assessor técnico do Instituto de Águas e Esgotos do Estado do Piauí.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.