Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Foragido do Piauí por organização criminosa é preso em São Paulo

Suspeito de integrar facção com atuação no Nordeste foi localizado no interior paulista e tinha mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça piauiense.

07/02/2026 às 08h46

Um homem de 27 anos, identificado pelas iniciais P.G.S.M., foragido da Justiça do Piauí, foi preso na última sexta-feira (6), no interior do estado de São Paulo, durante uma ação integrada entre forças de segurança dos dois estados. A prisão ocorreu no município de São José do Rio Preto e cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Delitos de Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

De acordo com as autoridades, o homem era procurado por envolvimento com organização criminosa e vinha sendo investigado através de apurações relacionadas a crimes registrados no município de Água Branca, no Piauí. A localização do suspeito foi resultado de trabalho de inteligência conduzido pela Superintendência de Operações Integradas, com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí.

Foragido do Piauí por organização criminosa é preso em São Paulo - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Foragido do Piauí por organização criminosa é preso em São Paulo

Após a confirmação do paradeiro do procurado, a Polícia Civil paulista foi acionada para dar cumprimento à ordem judicial. Equipes da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC) e do Grupo de Operações Especiais realizaram diligências e efetuaram a prisão do suspeito. Contra ele havia mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de Água Branca pelo crime de organização criminosa.

Durante a abordagem, os policiais apreenderam um revólver calibre .38 com três munições, que estava em posse do homem. Além do cumprimento do mandado judicial, ele também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. O suspeito foi encaminhado à sede da DEIC, onde permanece à disposição da Justiça.

As investigações apontam que P.G.S.M. integra uma organização criminosa com atuação em estados do Nordeste brasileiro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), a prisão tem como objetivo conter a atuação de grupos criminosos envolvidos em crimes violentos na região.

O delegado Francírio Queiroz, da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, afirmou que a cooperação interestadual foi decisiva para a captura. Segundo ele, a atuação conjunta permitiu localizar o suspeito mesmo fora do território piauiense. De forma indireta, o delegado destacou que a troca de informações entre os estados tem sido fundamental no combate às organizações criminosas.

Ainda conforme dados da polícia, o homem possui uma extensa ficha criminal. Desde 2020, ele acumula 11 inquéritos policiais, com indiciamento em sete deles, além de outras representações por medidas cautelares. Entre os registros estão quatro homicídios consumados, duas tentativas de homicídio, roubos, tráfico de drogas e crimes relacionados a armas de fogo.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral.