O deputado estadual Fábio Novo, presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí, afirmou que o principal desafio da federação formada por PT, PV e PCdoB para as eleições de 2026 é ampliar a participação feminina nas chapas proporcionais. Segundo ele, as articulações estão em curso e exigem diálogo permanente entre as siglas.
De acordo com o dirigente, o momento atual é de intensificar as conversas para fechar as chapas que disputarão vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Fábio Novo destacou que o processo é complexo e demanda equilíbrio político entre os partidos que integram a federação.
LEIA TAMBÉM
- Fábio Novo cobra fidelidade partidária de prefeitos e reforça que PT vai aplicar regras internas
- Justiça condena Petrus Evelyn a indenizar Fábio Novo por danos morais
- Fábio Novo critica Bolsonaro e rejeita anistia para os apoiadores do ex-presidente
- Fábio Novo é eleito presidente do Partido dos Trabalhadores no Piauí
“O nosso papel é seguir dialogando. Nós fazemos parte de uma federação que tem o PT, o PV e o PCdoB. O momento agora é de estreitar os diálogos, e eles estão bastante avançados com os demais presidentes das outras siglas, no sentido de que a gente possa concluir ou tentar concluir, não é fácil fechar esse xadrez dos nomes que vão compor as chapas proporcionais do próximo ano. Então nós estamos gastando bastante energia nesse momento agora”, afirmou.
Segundo o presidente do PT no Piauí, a maioria dos nomes masculinos que irão concorrer pela federação já está praticamente definida. Com isso, o foco das discussões passa a ser a inclusão de mulheres com potencial eleitoral e projetos políticos consistentes.
“O que falta agora é dialogar e trazer nomes femininos competitivos, tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara Federal. Estamos trabalhando para encontrar mulheres que estejam dispostas e tenham projetos consistentes para disputar mandatos”, relatou.
O deputado também lembrou que convites já foram feitos, com autorização da bancada, a parlamentares e lideranças políticas, como os deputados Dr. Thales e Evaldo Gomes, além do vereador Enzo, presidente da Câmara Municipal de Teresina.
Além disso, Fábio Novo mencionou a expectativa em torno de uma possível filiação da deputada Bárbara do Firmino, atualmente no Progressistas. No entanto, ele ponderou que o cenário ainda está em construção, já que existe a possibilidade de o marido da parlamentar, Breno Macêdo, disputar as eleições de 2026 em seu lugar.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.