Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ex-candidato a vereador é preso suspeito de liderar rede de tráfico de drogas no Piauí

Operação Sheik desarticulou o grupo criminoso que movimentou cerca de R$ 23 milhões em dois anos com tráfico de drogas

17/07/2025 às 17h44

Foi preso na tarde desta quinta-feira (17), um homem identificado apenas como Sheik, ex-candidato a vereador de Prata do Piauí e suspeito de liderar um grande esquema de tráfico de drogas a nível nacional. As investigações foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, em parceria com a Polícia Civil e tiveram início no final de 2024. As investigações culminaram também com as prisões da mãe do suspeito e de um terceiro envolvido.

Ex-candidato a vereador é preso por liderar rede de tráfico de drogas no Piauí - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Ex-candidato a vereador é preso por liderar rede de tráfico de drogas no Piauí

De acordo com o delegado Luciano Alcântara, em entrevista a O Dia TV, as investigações se iniciaram quando um dos alvos da operação foi preso por tentativa de homicídio, em Picos, no final do ano passado. Na ocasião, ele foi autuado em flagrante e foi apreendida uma arma de fogo. Foi descoberto então que o suspeito fazia parte de uma grande organização criminosa.

O grupo recebia drogas de São Paulo, advindas de uma farmácia. Em Oeiras, ficava localizado o laboratório da organização criminosa, onde a droga era misturada com substâncias e multiplicada.

A droga era armazenado em diversas cidades do Piauí. "De um quilo de cocaína, de pasta base, ele transformava em quatro quilos. Isso ele ia vendendo. Guardava esses entorpecentes em várias cidades como Piripiri, Picos, Teresina, Paulistana, Wall Ferraz e Oeiras, base onde ele guardava esse entorpecente", detalhou o delegado.

Com o dinheiro do tráfico, Sheik, líder da organização criminosa, se passava por empresário, comprava veículos e imóveis, sendo candidato a vereador em Prata do Piauí. Durante a primeira fase da operação, o suspeito havia sido preso, e com isso, a mãe e a esposa do indivíduo assumiram o comando da organização, armazenando e distribuindo a droga pelo interior do estado e na capital.

Durante a terceira fase, a esposa do investigado foi presa, e nesta quinta-feira (17), também foi presa a mãe do suspeito, em Picos; e um homem identificado como Fabrício, capturado na zona Leste de Teresina, também por participação no esquema. Além do suspeito de liderar o grupo, preso preventivamente na Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina, cerca de 15 dias após ser posto em liberdade.

O delegado afirmou que a prisão do suspeito impede a continuidade da comercialização do tráfico de drogas. O Ministério Público entende que "o fato de estar livre, a organização criminosa ia continuar funcionando".

A Polícia Civil acredita que o grupo movimentou entre R$ 21 a 23 milhões com o tráfico de drogas, em um intervalo de dois anos. A investigação será finalizada nesta quarta fase, já que o Ministério Pùblico tem indícios suficientes para indiciar os suspeitos. Sete pessoas foram presas desde o início da operação.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do repórter Francisco Filho, da O Dia TV