A Prefeitura Municipal de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está investigando a causa da morte de um estudante de 19 anos por suspeita de dengue hemorrágica. Jackson Emmanuel deu entrada recentemente em um hospital particular de Teresina com sintomas da doença e veio a óbito nesta terça-feira (15). Se confirmada a morte dele por dengue, esta seria a sétima morte causada pela doença no Piauí.
Procurada pelo Portalodia.com, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que tem conhecimento da suspeita de dengue hemorrágica como possível causa de uma morte em Altos, mas que quem está cuidando de apurar a situação é o Município. A reportagem procurou o prefeito de Altos, Maxwell Pires, e o secretário de Saúde Municipal, Helielson Fonseca, mas até o momento não obteve retorno.
No Painel Epidemiológico de Arboviroses da Sesapi consta que o Piauí contabiliza até o momento seis óbitos por dengue em 2025 e que há um óbito em investigação. O Estado tem 6.795 casos prováveis notificados, 4.481 casos confirmados, sendo que 31 são de casos graves. No caso de Altos, há 57 casos prováveis de dengue na cidade, nove casos da doença com sinais de alarme, 47 registros confirmados, mas nenhum grave e nenhum óbito.
Em nota, a Prefeitura de Altos lamentou a morte do estudante Jackson Emmanuel e prestou solidariedade aos familiares. “É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do jovem Jackson Emmanuel. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte os corações e conceda força para enfrentar essa perda tão precoce e irreparável. Que ele descanse em paz e brilhe para ele a luz da salvação eterna”, diz a nota.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Vacina contra a dengue foi ampliada em Teresina por baixa procura
Nesta terça (15), a Fundação Municipal de Saúde anunciou que vai ampliar a faixa etária da vacina contra a dengue em Teresina para o público de 10 a 14 anos. Essa ampliação se deve à baixa procura pelo imunizante nas UBS’s da capital. A vacina está disponível nas 91 Unidades Básicas e no Posto de Vacinação do Teresina Shopping.
Hoje, a Sesapi também aprovou a ampliação da vacinação contra a dengue para o Território do Vale do Sambito. Atualmente, os imunizantes estão disponíveis só nos municípios dos Territórios Entre Rios e Chapada das Mangabeiras. Para as 15 cidades do Vale do Sambito, estima-se um público de 7.180 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses. “É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para se vacinar contra a dengue e outras doenças. A vacina é uma aliada poderosa. Procurem o posto de saúde mais próximo e atualizem o esquema vacinal das crianças”, reforça o secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.