O Piauí registrou uma média de 74,3% de comparecimento no segundo dia de Enem 2024. Neste domingo (10), a taxa de presença dos piauienses no exame superou inclusive a média nacional (69,4%), segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. E, quantidade de candidatos que compareceram para o segundo domingo de prova, o Piauí ficou atrás somente do Ceará, que teve 75,7% de comparecimento, e de Sergipe, que teve comparecimento de 75,2%.
O Piauí teve 107.979 inscritos no Enem 2024. A taxa de ausências foi de 25,7%, inferior à média nacional de 30,6%. Para o secretário de Educação estadual, Washington Bandeira, os números refletem o resultado do trabalho feito junto aos estudantes durante todo o ano.
Quem não pode comparecer às provas do Enem, o prazo para pedir reaplicação começa hoje (11) e vai até a sexta-feira (15). Poderão pedir reaplicação os candidatos que faltara por motivos de logística ou doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital. As provas de reaplicação estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro.
Para quem fez o Enem nos dias 03 e 10 de novembro, o gabarito deve ser divulgado no próximo dia 20. O resultado final será publicado no dia 13 de janeiro de 2025.
Mudanças no Enem para 2025
Recentemente, o ministro da Educação, Camilo Santana, sinalizou possibilidade de mudanças no Enem a partir de 2025. A expectativa é que o Exame Nacional do Ensino Médio passe a ser integrado ao Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb, permitindo que os alunos do 3º Ano usem o exame como parte dessa avaliação.
Há ainda uma proposta de reimplantar a certificação do ensino média via Enem, em vez do Encceja, com o objetivo de fortalecer o exame e facilitar o acesso ao ensino superior. As iniciativas ainda estão em fase de avaliação.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.