Há quem diga que empreender não é uma tarefa para todas as pessoas. Entretanto, é nos momentos mais difíceis que percebemos que essa pode, sim, ser uma habilidade a ser desenvolvida por nós. Foi durante uma dessas fases da vida, que a empresária Valéria Guzman se viu na missão de assumir o compromisso, por ela e pela filha, e ficar à frente dos negócios da família. No mercado de autoescolas há mais de 30 anos, a Autoescola Jockey, hoje, é referência no segmento e ela inspira muitas mulheres a não desistirem e continuarem acreditando em seus sonhos.
“Muitas pessoas, inclusive colegas do segmento, pensavam que, após a morte do meu marido, a empresa ia fechar, mas eu foquei e consegui. Há alguns anos, quando fiquei viúva, tínhamos apenas duas unidades, com algumas postos no Maranhão, mas eu não tinha como mantê-los e fechei, focando nas de Teresina. Organizei a empresa e hoje temos sete filiais, com planejamento para abrirmos a oitava, e dessas sete filiais, temos cinco mulheres sendo gerentes”, disse.

De acordo com o Serviço Sebrae, cerca de 25% dos empreendedores brasileiros são mulheres, e esse número continua a aumentar. Este fenômeno reflete não apenas a busca por independência financeira, mas também um desejo crescente de protagonismo no mercado. Na Autoescola Jockey, além de a empresa ter como CEO uma mulher, mais de 50% dos colaboradores são do sexo feminino, demonstrando como o empreendedorismo feminino fortalece e empodera.
“Hoje, formamos muitas mulheres que são instrutoras, temos muitas alunas, e costumamos fazer promoções voltadas para as mulheres, dando mais força para que elas tirem a carteira de motorista. Somos a única autoescola que temos psicólogo conveniado, que tira carteira para deficientes físicos, abraçamos a causa do autismo, e esse é o nosso diferencial, olhando para todos os grupos de pessoas”, comenta.
LEIA TAMBÉM
Valéria Guzman reforça que, por mais que existam as dificuldades ao longo do processo, o importante é não desistir e nem desacreditar dos seus sonhos. A empresária enfatiza ainda os objetivos da empresa, como a abertura de novas filiais e a expansão da empresa para outros bairros da capital. “Se você não acreditar em você, ninguém mais acreditará. Nunca é tarde para começar e empreender”, conclui Valéria Guzman, CEO da Autoescola Jockey.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.