Ao longo da história, as mulheres vêm se reinventando e transformando desafios em oportunidade. Mas o que para muitas pessoas significa apenas trabalho, para elas se torna uma maneira de impactar vidas, construir legados e redefinir o papel feminino no mundo dos negócios. O setor da beleza e do autocuidado há tempos é um dos campos onde as mulheres exercem protagonismo e isso é resultado não apenas de ter um propósito, mas de agir sem pressa, observando a realidade em volta e como mudá-la.
A empresária teresinense do ramo da beleza, Vanessa Barreto, é um exemplo do quanto a realidade muda quando se encontra a força para fazer diferente. Em entrevista à O DIA TV, ela conta que, quando mais nova, passou por um trauma envolvendo procedimentos capilares. A saída que encontrou naquele momento foi isolamento até entender que aquilo poderia ser um aprendizado e o impulso para ela se reinventar.
LEIA TAMBÉM
Vanessa decidiu compreender a fundo os processos químicos e criar o próprio negócio a partir dos conhecimentos adquiridos. A intenção era evitar que outras mulheres passassem pelo que ela havia passado. Foi quando resolveu empreender, lançar uma nova linha de cosméticos e criar seu próprio espaço para valorizar a experiência de ser mulher com um atendimento mais humanizado. O sucesso foi consequência do compromisso com a qualidade e a visão de construir algo maior que um simples salão de beleza.
“É preciso entender que o talento não pode ser o único motor de um negócio. É preciso replicar esse talento em equipes bem treinadas e preparadas para garantir que a marca cresça e se consolide. Nós, que somos mulheres empreendedoras, temos que ter habilidades técnicas, claro, mas é igualmente importante também que tenhamos liderança e visão estratégica”, diz Vanessa.

Outro pilar fundamental que a empresária destaca para o empreendedorismo feminino é a conexão com o cliente através das redes. Em um mundo cada vez mais conectado, a presença nas redes sociais tem sido essencial para os negócios colherem bons frutos. Vanessa explica que o marketing é tão importante quanto o capital de giro, já que as plataformas digitais permitem atingir públicos maiores, ampliando a visibilidade dos negócios.
Hoje nós [a rede Vanessa’s Hair] recebemos pessoas do mundo todo. Somos referência em alisamento sem formol e cacheamento capilar. O marketing não é só mais boca a boca. As mulheres não buscam um salão só passando na rua. Elas olham primeiro a rede social. A mulher empreendedora precisa estar conectada nas redes sociais porque lá o mundo está vendo.
Beleza é identidade e renovação
Empreender no ramo da beleza e do autocuidado é entender que se está lidando com diferentes histórias e identidades. É preciso estar atenta às necessidades das clientes, compreender as dores e as expectativas do público para oferecer soluções que realmente façam a diferença. Essa atenção ao detalhe é o que muitas vezes transforma um negócio em uma marca de confiança e referência.
Vanessa Barreto acredita que o mercado da beleza não é só um setor de estética, mas um espaço onde identidades são moldadas e descobertas. “É possível transformar desafios em legados. Em cada unidade, em cada produto procuramos deixar claro que queremos mais do que oferecer um serviço: estamos transformando vidas. A beleza é mais do que aparência: é identidade, renovação e força”, resume a empresária.

Para o futuro, Vanessa pretende expandir ainda mais seus negócios, levando para mais mulheres a realização do sonho de encontrar a beleza em si mesma e se descobrir. A rede Vanessa’s Hair anunciou que vai abrir novamente suas filiais no Grande Dirceu, em Teresina, e também em Timon.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.