A onda de calor que atinge grande parte do território brasileiro tem trazido consequências diversas para as cidades piauienses. Se nas regiões Norte e Meio Norte do Estado as reclamações são por conta da alta na sensação térmica, nas cidades do Sul o que se observa é outra realidade: chuva e ventos fortes.
Moradores da cidade de Baixa Grande do Ribeiro, a 592 Km de Teresina, foram surpreendidos com uma forte ventania durante chuva volumosa que caiu no final da tarde desta segunda-feira (25). Registros postados nas redes sociais mostram o vento forte derrubando tendas e causando estragos na estrutura montada para os festejos da cidade em homenagem a Santa Teresinha.
Em razão dos prejuízos causados pelo mau tempo, a Prefeitura Municipal de Baixa Grande decidiu cancelar a programação que estava prevista para acontecer ontem. A informação foi compartilhada pelo órgão em suas redes sociais. A chuva também atingiu cidades no Sertão piauiense, a exemplo Dom Inocêncio, nesta segunda.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Essa chuva acompanhada de ventos fortes é explica pela junção das altas temperaturas com a entrada de umidade. São condições climáticas propícias para a ocorrência de vendavais de até 80 Km/h. Quem explica é climatologista Werton Costa.
Ele lembra que no início de outubro do ano passado, Teresina foi atingida por uma forte chuva acompanhada de vendaval com ventos que chegaram a até 20 Km/h. O fenômeno causou estragos na cidade, deixando bairros sem energia e derrubando galhos de árvores. A possibilidade é de que isso volte a acontecer este ano em razão das condições termodinâmicas intensas, ou seja, a entrada de umidade com temperatura elevadíssima em decorrência da onda de calor.
LEIA TAMBÉM
Previsão do tempo para Teresina
De acordo com o boletim emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Teresina segue com tempo estável nos próximos dias, permanecendo temperaturas na casa dos 40°C (máxima) e na casa dos 27°C (mínima). A umidade do ar varia entre 30% (nos horários mais quentes do dia) e 80% (à noite). O céu segue com poucas nuvens e alta incidência de raios ultravioleta, sobretudo no período entre as 10h e as 16h.