Durante o primeiro semestre de 2025, pelo menos 21.088 empresas abriram no Piauí. O número teve um aumento de 29,03% em relação ao mesmo período do ano passado. A média de 116 empresas abertas por dia de janeiro a junho. Os dados são da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). O levantamento mostra ainda quais são os setores mais explorados no Estado.
Das mais de 21 mil empresas que foram abertas no primeiro semestre, mais de um terço (34,40%) são do setor do comércio. Foi o segmento que mais cresceu em termos de aberturas de empreendimentos no Piauí. Em seguida aparecem as empresas do setor de transporte, armazenagem e correio (11,86%) e os empreendimentos de alojamento e alimentação (8,91%). De acordo com a Jucepi, os números revelam tendência de fortalecimento das atividades essenciais.
Ainda segundo a entidades, entre as empresas formalizadas neste ano, 15.303 correspondem a microempreendedores individuais (MEIs) registrados pela Receita Federal. Já 5.785 empresários se formalizaram diretamente por meio da Junta Comercial. “Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo de modernização e integração entre os órgãos. O Piauí tem se destacado nacionalmente por oferecer um ambiente mais ágil, seguro e favorável ao empreendedor. Isso representa mais oportunidades, geração de renda e desenvolvimento econômico para o nosso estado”, disse Alzenir Porto, presidente da Jucepi.
Tempo recorde na abertura de empresas
Em junho, o estado bateu o próprio recorde e permaneceu em primeiro lugar no ranking nacional da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), posição que tinha alcançado no mês anterior, mas agora com um tempo médio total recorde de 5 horas e 37 minutos para abertura de empresas, considerando a participação dos municípios no processo.
Este resultado é atribuído à modernização dos serviços e ao avanço da digitalização da Jucepi na gestão do governador Rafael Fonteles. Graças à simplificação de processos, a Jucepi alcançou, em maio deste ano, o tempo médio de 16 minutos para o registro de empresas, o menor tempo já obtido no estado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.