Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições 2026: saiba quais deputados do Piauí devem ficar fora da disputa pela Assembleia Legislativa

Com a manutenção da atual bancada federal, ficou definido que a Alepi continuará com suas 30 cadeiras em disputa nas eleições de 4 de outubro de 2026.

06/01/2026 às 09h41

Com a chegada de 2026, as articulações políticas para as eleições gerais entram em ritmo acelerado no Piauí. Apesar do movimento intenso nos bastidores, ao menos seis deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) não devem disputar a reeleição para o Parlamento estadual no próximo pleito.

Eleições 2026: saiba quais deputados do Piauí devem ficar fora da disputa pela Assembleia Legislativa - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Eleições 2026: saiba quais deputados do Piauí devem ficar fora da disputa pela Assembleia Legislativa

O cenário eleitoral ganhou novos contornos após o encerramento do debate sobre a possível redução do número de cadeiras do Piauí na Câmara dos Deputados, que poderia cair de dez para oito vagas. Com a manutenção da atual bancada federal, ficou definido que a Alepi continuará com suas 30 cadeiras em disputa nas eleições de 4 de outubro de 2026.

Com o quadro agora definido, os parlamentares intensificam cálculos políticos, ampliam bases eleitorais e buscam alianças para tentar garantir a permanência na Casa na próxima legislatura, que terá início em 2027 e se estenderá até 2030.

Deputados que já confirmaram saída da disputa

Dois dos atuais deputados estaduais já confirmaram que não disputarão a reeleição. Um deles é Wilson Brandão (Progressistas), decano da Alepi. O parlamentar, que exerce atualmente seu nono mandato consecutivo, afirmou em entrevistas à imprensa que não pretende concorrer novamente ao cargo em 2026, encerrando uma das trajetórias mais longas da história do Legislativo estadual.

Outro nome que também não deve entrar na disputa é o do deputado Aldo Gil (Progressistas). Em seu primeiro mandato, conquistado nas eleições de 2022, Aldo Gil comunicou que não buscará a reeleição. Atual líder da oposição na Alepi, ele é filho do ex-deputado estadual Gil Paraibano (Progressistas), que deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.

Deputados que miram a Câmara Federal

Enquanto alguns optam por deixar a disputa estadual, outros planejam alçar voos mais altos. É o caso do deputado Georgiano Neto, atualmente filiado ao MDB, que deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. A expectativa é que o parlamentar retorne ao PSD, partido presidido no Piauí por seu pai, o deputado federal Júlio César, que, por sua vez, deve concorrer ao Senado Federal.

Outro nome cotado para a disputa federal é o ex-presidente da Alepi Franzé Silva (PT). O parlamentar avalia integrar a chapa proporcional do Partido dos Trabalhadores para concorrer a uma das vagas na Câmara dos Deputados. Apesar disso, sua candidatura ainda não é considerada totalmente definida, já que Franzé tem recebido convites de outras siglas da base governista.

Indefinições e rearranjos políticos

Entre os nomes que também não devem disputar a reeleição está a deputada Bárbara do Firmino (Progressistas). Filha do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho e da vereadora Lucy Soares, a parlamentar pode abrir espaço para o lançamento da candidatura do marido, o advogado Breno Macêdo, à Assembleia Legislativa. No entanto, o futuro partidário de Breno ainda é incerto, com possibilidade de filiação tanto à federação formada por PT, PCdoB e PV quanto ao MDB.

Outro parlamentar que não deve tentar a reeleição é o deputado Felipe Sampaio (MDB), eleito pela primeira vez em 2022. A decisão está diretamente ligada às articulações envolvendo o vice-governador Themístocles Filho (MDB). Dirigentes do partido trabalham para que Themístocles retorne à Alepi em 2026, após o governador Rafael Fonteles (PT) sinalizar a intenção de indicar um nome do PT para compor a chapa majoritária como vice-governador. Nesse cenário, Felipe Sampaio abriria mão da tentativa de reeleição para viabilizar o retorno do pai ao Parlamento estadual.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.