Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Francisco Costa defende diálogo para unificar base governista nas eleições 2026

O parlamentar defendeu que o fortalecimento do projeto político liderado pelo governador Rafael Fonteles passa pelo respeito às particularidades de cada liderança local,

27/06/2026 às 10h53

27/06/2026 às 10h53

 - ()

O deputado federal Dr. Francisco Costa (PT) afirmou acreditar na possibilidade de unificação da base governista para as eleições de 2026, desde que o processo seja conduzido por meio do diálogo com lideranças políticas do interior do estado, inclusive aquelas que atualmente mantêm alinhamento com grupos de oposição em seus municípios.

Dr. Francisco Costa defende diálogo para unificar base governista nas eleições 2026 - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Dr. Francisco Costa defende diálogo para unificar base governista nas eleições 2026

Em entrevista ao PortalODia.com, o parlamentar defendeu que o fortalecimento do projeto político liderado pelo governador Rafael Fonteles passa pelo respeito às particularidades de cada liderança local, descartando qualquer tipo de imposição.

“O objetivo é buscar isso [unificação na base]. O PT sempre tem feito. Eu sempre deixo muito claro, em eleição a gente não faz imposição. A gente tem que compreender a situação de cada um, mas precisa dialogar, precisa colocar a importância desse projeto de time que nós representamos para que cada vez mais o PT esteja unido nesse propósito”, disse.

Segundo Francisco Costa, a construção de uma unidade política exige conversas permanentes com prefeitos, vereadores e demais lideranças municipais, que conhecem de perto a realidade de cada região.

“Obviamente, respeitando algumas situações que a gente precisa realmente dialogar com os líderes. Eu sempre encontro qualquer imposição, pressão muito grande, a gente tem que dialogar que os líderes estão lá na ponta. Eles é quem sabe a agonia que passaram no dia a dia, mas acredito que com a organização, o empenho do governador, do ministro Wellington, o PT, com bom diálogo com todos os seus líderes, a gente consegue realmente uma orientação favorável para que tenhamos esse espírito de time para poder votar todo mundo unido”, afirmou.

Rosário Bezerra

O deputado também avaliou a escolha da ex-vereadora de Teresina Rosário Bezerra para ocupar a primeira suplência da pré-candidatura do deputado federal Júlio César ao Senado Federal.

Para Francisco Costa, a indicação fortalece a militância petista e agrega representatividade à chapa majoritária da base governista.

“O nome da Rosário vem, como você disse, dar um gás, um otimismo maior à militância petista. Não há dúvida quanto à sua história e à sua dedicação. É uma mulher negra que sempre defendeu essa agenda do Partido dos Trabalhadores, foi vereadora da nossa capital, Teresina, e ajuda a mobilizar a militância”, destacou.

O parlamentar afirmou ainda que a definição do nome foi recebida com entusiasmo dentro do partido e acredita que a composição contribuirá para fortalecer o grupo político liderado pelo governador Rafael Fonteles.

“Então a gente vê muita euforia por parte da militância petista com a indicação do nome da Rosário para compor a primeira suplência do PSD. Acredito que isso ajudará muito nesse processo, consolidando todo o time do governador Rafael, do presidente Lula, dos dois candidatos ao Senado e de toda a bancada que apresentamos”, concluiu.