Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Desconto na conta de luz pode beneficiar mais de 580 mil famílias piauienses em 2026

Novo programa concede até 100% de isenção na tarifa de energia para inscritos no CadÚnico; famílias que ainda não recebem o benefício precisam atualizar o cadastro.

13/01/2026 às 18h33

Desde o início de janeiro de 2026, entrou em vigor o novo desconto social na conta de energia elétrica, voltado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A medida deve beneficiar cerca de 17 milhões de brasileiros, sendo aproximadamente 584 mil famílias no Piauí, segundo estimativas do governo federal.

Mais de 580 mil famílias piauienses podem ser beneficiados com descontos na conta de energia.   - (Arquivo/ODIA) Arquivo/ODIA
Mais de 580 mil famílias piauienses podem ser beneficiados com descontos na conta de energia.

O desconto médio é de 11,8% e será aplicado automaticamente para quem tem o CadÚnico atualizado, com renda per capita entre meio e um salário mínimo e consumo mensal de até 120 kWh.

Para famílias com renda de até meio salário mínimo, o benefício é ainda maior: 100% de isenção na conta de energia para o consumo de até 80 kWh por mês. Acima desse limite, o excedente será cobrado normalmente.

De acordo com a Equatorial Energia, cerca de 37 mil famílias piauienses devem ser incluídas no benefício a partir deste ano. Somando os novos contemplados, o Programa Luz do Povo, lançado em julho de 2025, poderá alcançar até 584 mil famílias no estado.

Quem tem direito ao desconto na energia elétrica

Podem receber o desconto as famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); possuem renda mensal per capita entre meio e um salário mínimo e têm consumo residencial de até 120 kWh por mês.

O benefício é concedido automaticamente, mas depende de o CadÚnico estar atualizado. Famílias que se enquadram no perfil, mas ainda não recebem o desconto, devem procurar a Equatorial Energia ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município.

Como se cadastrar no CadÚnico

Quem ainda não faz parte do CadÚnico pode se inscrever gratuitamente em um CRAS. É necessário apresentar:

  • Documento de identidade com foto (RG, CNH ou equivalente);
  • CPF ou título de eleitor de todos os membros da família;
  • Comprovante de residência atualizado.

Após o cadastro, o beneficiário deve informar à distribuidora de energia que está inscrito no CadÚnico. O desconto começará a ser aplicado automaticamente nas próximas faturas, sem necessidade de solicitação extra.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do Secom