O deputado Hélio Isaías (PT), presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Alepi, afirmou nesta terça-feira (2) que a Assembleia Legislativa do Piauí enviou um pedido ao estado de Pernambuco para iniciar os diálogos sobre o litígio envolvendo os dois estados, de forma a evitar que aconteça o mesmo impasse que hoje envolve o Piauí e o Ceará.
O parlamentar explicou que, nas fronteiras entre o Piauí e Pernambuco, existem áreas onde a delimitação territorial não está clara para a população, especialmente na região de Marcolândia e Campo Grande.
“Para não chegar a esse ponto [Piauí x Ceará], nós estamos já bem na discussão desse litige do Piauí com o Pernambuco. A área é na região de Marcolândia, Campo Grande, vários municípios daquela região, que a gente tem pegado dentro da divisa para que nenhum avance dentro do território do outro”, disse.
LEIA TAMBÉM
Segundo Hélio Isaías, na Assembleia de Pernambuco não há uma Comissão de Estudos Territoriais. No entanto, por meio do presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), o requerimento deve ser encaminhado à casa legislativa pernambucana para que as tratativas avancem em torno do litígio.
“O Piauí também quer fazer com o Pernambuco, para que a gente não chega a essa posição que está, essa luta hoje, entre o Piauí e o Ceará, que a gente sabe que não é fácil de tomar uma decisão, até porque tem pessoas envolvidas, tem pessoas que já estão no Ceará, outras já estão no Piauí, então não é uma coisa tão fácil de resolver”, declarou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.