Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cotado para ser vice de Rafael, Washington Bandeira diz não ver resistências no PT ao seu nome

Agora como assessor especial, Washington Bandeira afirmou se sentir acolhido pela militância petista e reforçou que sua prioridade no momento é contribuir com o plano de governo.

05/01/2026 às 14h40

O ex-secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira (PT), atualmente assessor especial do governador Rafael Fonteles e cotado para ser o candidato a vice na chapa de reeleição do petista, afirmou nesta segunda-feira (5) que não enfrenta resistências dentro do Partido dos Trabalhadores e que tem se sentido acolhido pela militância e pelas lideranças da sigla.

Washington Bandeira disse ser um "soldado" de Rafael Fonteles e que sua função atual é de articulação política para construção de um plano de governo.  - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Washington Bandeira disse ser um "soldado" de Rafael Fonteles e que sua função atual é de articulação política para construção de um plano de governo.

Nos bastidores, o nome de Bandeira tem sido apontado como uma das opções mais fortes para compor a chapa majoritária, embora a decisão final deva partir da direção estadual do PT, que busca consenso interno diante de divergências sobre a escolha do vice.

Questionado se a atuação mais próxima das bases do partido, agora participando da articulação política e da construção do plano de governo para as eleições de 2026, poderia aproximá-lo ainda mais da militância e quebrar eventuais desconfianças, Bandeira negou qualquer tipo de resistência.

Washington afirmou que sempre manteve uma boa relação dentro do PT desde sua filiação, em 2024, incluindo lideranças históricas, parlamentares, prefeitos e representantes da base aliada.

“Não sinto nenhuma resistência, pelo contrário, um acolhimento total e um diálogo que já vem desde a nossa época como secretário da Educação, que acabou de findar neste final de 2025. Sempre foi um diálogo muito positivo, muito produtivo, muito próximo, inclusive uma relação de amizade que eu tenho com vários prefeitos, prefeitas, lideranças do Partido dos Trabalhadores e dos outros partidos”, disse.

Sobre a possibilidade de disputar a vice-governadoria do estado, Bandeira afirmou ser um “soldado” do governador Rafael Fonteles e destacou que sua missão atual é técnica e política, voltada à execução e ao planejamento de governo.

“A missão que me foi confiada agora é assessor especial do governador, participar das reuniões políticas, administrativas, acelerar ainda mais os investimentos, as entregas que estão sendo feitas pelo governo Rafael Fonteles e organizar, ajudar a coordenar os seminários que vão embasar fundamental o programa de governo do governador Rafael e naturalmente que elas demandam muito diálogo com todas as lideranças do PT e dos demais partidos e de todos os segmentos”, declarou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.