Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Condenação de Bolsonaro não é favorável ao Partido dos Trabalhadores, diz João Pereira

Ao PortalODia.com, o parlamentar destacou que a medida não deve ser interpretada como uma vitória de legendas políticas, mas sim como cumprimento da lei.

14/09/2025 às 15h29

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Teresina, vereador João Pereira, comentou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Condenação de Bolsonaro não é favorável ao Partido dos Trabalhadores, diz João Pereira - (Ton Molina/STF) Ton Molina/STF
Condenação de Bolsonaro não é favorável ao Partido dos Trabalhadores, diz João Pereira

Ao PortalODia.com, o parlamentar destacou que a medida não deve ser interpretada como uma vitória de legendas políticas, mas sim como cumprimento da lei.

“Não é que seja algo favorável a partido A ou B. Está sendo apenas cumprido a lei. Nós temos uma democracia construída com muita luta, com muitas mortes, posso dizer assim, porque a ditadura a gente sabe o que ocorreu no passado. Então, esse golpe que foi orquestrado pelo Bolsonaro após a sua perda da eleição, a partir, inclusive, das prisões que foram feitas no 8 de janeiro […]. A justiça está sendo feita, porque foi dado o devido direito da defesa para todos os envolvidos, inclusive para o presidente Bolsonaro. Se tem uma coisa que ele não pode alegar é que não teve defesa. Teve defesa e teve todo o tempo para apresentar as suas justificativas”, afirmou o parlamentar.

Para João Pereira, a condenação é consequência direta dos ataques à democracia e às instituições brasileiras.

“Uma condenação que não tenho dúvida que ele vai ter que cumprir, porque ele atentou contra a democracia do nosso país, contra a nossa soberania, que é a derrubada da democracia e tentou implantar aqui um regime militar, que graças a Deus, pelas forças das instituições, isso não ocorreu”, relatou.

João Pereira, presidente do diretório do PT em Teresina - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
João Pereira, presidente do diretório do PT em Teresina

Questionado se a prisão de Bolsonaro pode favorecer o projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026, o vereador disse acreditar que o atual chefe do Executivo já reúne força suficiente para disputar um novo mandato.

“A reeleição do presidente Lula, por si só, já é uma reeleição forte. Porquê? O Lula, mesmo sem estar no comando, ganhou do presidente Bolsonaro, com toda a institucionalidade a favor dele, com tudo que ele vinha semeando, o presidente Lula ganhou. Agora, o Lula assume a presidência fazendo um bom mandato e eu não tenho dúvida nenhuma, independentemente de adversários, hoje as pesquisas dizem que somos favoráveis. E nesse sentido que a gente vai continuar trabalhando pelo Brasil”, declarou.

Debate interno no PT

Na mesma ocasião, João Pereira comentou as discussões sobre uma possível divisão interna no PT do Piauí entre os chamados “petistas raízes”, militantes históricos que ajudaram a fundar o partido, e os recém-filiados. Para o vereador, essa diferenciação não existe dentro da sigla.

“Não tem PT raiz, PT tipo A, B ou C. O Partido dos Trabalhadores é um só. Todos, prefeitos, vereadores, deputados, governadores, devem seguir o estatuto, desde a fidelidade até os programas de governo. Quem se filiou agora ou há 30 anos é igualmente do PT. Essa divisão que alguns tentam criar não existe. Todos somos PT”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.