Foi publicado na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial do Estado o edital do concurso com 4 mil vagas e formação de cadastro de reserva para professor da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc-PI). A banca organizadora é o Cebraspe. As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Os salários variam até R$ 5.200.
A taxa de inscrição é R$ 130 e os interessados podem se inscrever no concurso pelo site do Cebraspe. Podem solicitar a isenção total da taxa de inscrição pessoas com deficiência, doadores de sangue, doadores de medula óssea, desempregados e considerados em estado de necessidade, eleitores convocados e nomeados pela justiça que prestaram serviço no período eleitoral, e doadoras regulares de leite materno.
Podem pedir isenção parcial de 50% da taxa de inscrição os candidatos cuja renda familiar for igual ou inferior ao salário mínimo. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição podem ser feitos do dia 22 ao dia 29 de dezembro. As inscrições devem ser pagas até o dia 22 de janeiro de 2026.
O concurso para professor da Seduc constará de duas provas objetivas, sendo uma de conhecimentos gerais e uma de conhecimentos específicos, ambas de caráter eliminatório e classificatório; uma prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório, uma prova didática de caráter eliminatório e classificatório e a avaliação de títulos de caráter classificatório.
Pelo cronograma do concurso, as provas estão previstas para serem aplicadas no dia 01 de março de 2026. O resultado final das provas deve sair no dia 01 de abril. A prova didática está prevista para ser aplicada entre os dias 01 e 04 de maio. O resultado final do concurso deve sair no dia 25 de agosto.
Confira aqui o edital na íntegra do concurso para professor da Seduc-PI
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.