Nesta quinta-feira (23), às 10h30, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio (MDB), deve assinar o ato de chamamento de mais 15 aprovados no concurso do edital publicado em 2023. A assinatura ocorrerá no Plenarinho Deputado Prado Júnior e faz parte do processo de convocação, para posterior nomeação, de todos os aprovados no certame.
A lista com todos os aprovados chamados estará presente no Diário Oficial da Alepi. “Ato contínuo será publicada no Diário Oficial a lista com os nomes chamados que deverão cumprir os prazos de apresentação de documentação para a etapa de nomeação”, explicou a diretora administrativa da Casa legislativa, Larissa Napoleão.
O depiutado Severo Eulálio já havia manifestado a intenção de realizar novas nomeações neste mês de outubro, como parte das comemorações do Mês do Servidor. “O nosso plano é convocar todos eles. Agora, iremos fazer de forma gradativa, de acordo com a capacidade financeira que a Assembleia tem. Iremos, ainda neste mês do servidor, convocar uma parte dos nossos aprovados no concurso para que possam assumir os seus cargos aqui na Assembleia”, anunciou Severo Eulálio.
O concurso para 201 vagas de nível médio e superior da Alepi foi lançado em 2023, com provas realizadas em janeiro de 2024. Dentro do Programa Avança Alepi, a Casa tem se adequado para nomear os novos servidores.
Em junho deste ano, a Alepi prorrogou por mais um ano a validade do concurso público. A prorrogação começou a valer a partir de 12 de julho de 2025. O certame, regido pelo edital 01/2023, foi organizado pelo o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
Clique aqui e confira a lista dos convocados para nomeação.
O concurso
Aproximadamente 14 mil pessoas participaram do concurso para 24 diferentes especialidades de nível superior e sete de nível médio. O concurso ofereceu 201 vagas, sendo 67 delas para convocação imediata e demais cadastro reserva. Os aprovados são de diversas áreas.
São elas: administração pública, analista de suporte em rede e infraestrutura, arquitetura, arquivista, biblioteconomia, ciência política, contabilidade, controle interno, desenvolvimento e implantação de sistemas, designer, Direito, engenheiro civil, estatística, história, tradutor e intérprete de Libras, Jornalismo, Direito Previdenciário, mídias digitais, pedagogia, planejamento e orçamento, relações públicas, redação e revisão de textos, técnica legislativa, design e produção audiovisual, técnico em edificações, técnico eletricista, fotojornalismo, operação de som e imagem, técnico em segurança do trabalho, administrativo.
Mais de 4,8 mil candidatos inscritos no concurso da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) não compareceram aos locais de prova no dia 14 de janeiro. O certame registrou, ao todo, 13.895 inscrições. A taxa de abstenção ficou em 35,09%, segundo a banca organizadora. Porém, a organização do certame avaliou como positivo o número de participantes da prova. Os salários dos empossados do concurso da Alepi variam de acordo com o cargo escolhido, podendo ir de R$ 2.644,47 para as vagas de nível médio a R$ 4.068,45 para os cargos de nível superior.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.