As provas do concurso público da Polícia Civil do Piauí serão aplicadas neste domingo (25), com oferta de 416 vagas para cargos efetivos da corporação. Organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o certame é um dos mais aguardados da área de segurança pública no estado e prevê salários que variam de R$ 7.210,48 a R$ 20.601,38, conforme o cargo.
As avaliações ocorrerão em dois turnos. Pela manhã, fazem prova os candidatos aos cargos de delegado e perito oficial criminal. No período da tarde, será a vez dos concorrentes ao cargo de oficial investigador.
Para acessar o cartão de confirmação de inscrição e o local de prova, o candidato deve entrar no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), na página específica do concurso.
De acordo com a organização, o concurso registrou 37.111 inscritos, distribuídos entre todas as vagas ofertadas. A carreira mais disputada é a de oficial investigador, que registrou 25.275 inscritos.
A prova objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha, com valor de um ponto cada. Para ser considerado aprovado nessa etapa, o candidato deverá alcançar no mínimo 48 pontos, o equivalente a 60% da pontuação total, além de não obter nota zero em nenhuma das disciplinas exigidas.
Das 416 oportunidades previstas, 200 são para preenchimento imediato, sendo 30 para delegado, 150 para oficial investigador e 20 para perito oficial criminal. As outras 216 vagas formarão cadastro de reserva, que poderá ser utilizado conforme a necessidade da administração pública.
A expectativa é que os primeiros aprovados sejam convocados a partir de 2027, com o objetivo de reforçar o efetivo da Polícia Civil em todas as regiões do Piauí.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.