Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuvas devem ficar abaixo da média em parte do Piauí no início de 2026, aponta Semarh

Levantamento indica precipitações irregulares no estado; em algumas regiões, volumes devem ficar dentro da média, enquanto outras terão índices reduzidos.

29/12/2025 às 16h41

29/12/2025 às 16h41

Em 2025, 125 municípios do Piauí decretaram situação de emergência por falta de chuvas, e o cenário para o início de 2026 segue com previsão de precipitações irregulares. De acordo com a Sala de Monitoramento do Clima da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), parte do estado deve registrar chuvas dentro da média histórica, enquanto outras regiões enfrentarão volumes abaixo do esperado.

Piauí deve ter chuvas irregulares no primeiro trimestre de 2026. - (Iris Sales/ O Dia) Iris Sales/ O Dia
Piauí deve ter chuvas irregulares no primeiro trimestre de 2026.

Nas regiões Norte e Centro-Norte, além de áreas do Sudeste piauiense, as chuvas devem ocorrer dentro da normalidade, com pequenas oscilações entre janeiro e março, influenciadas pelas condições oceânicas no Atlântico Tropical. A meteorologista Sônia Feitosa explicou que o padrão indica estabilidade. “As chuvas podem variar, mas sem grandes desvios daquilo que é considerado normal para essas regiões”, afirmou.

Já nas regiões Sul, Sudoeste e parte do Sudeste, a previsão é de chuvas abaixo da média, resultado do aquecimento desigual entre o Atlântico Norte e o Atlântico Sul, fator que tem influência direta na formação de nuvens e na distribuição das precipitações.

Mesmo com a perspectiva de chuvas reduzidas em parte do estado, a Secretaria de Defesa Civil (Sedec) reforçou a adoção de ações preventivas junto aos municípios, especialmente em áreas vulneráveis, como comunidades ribeirinhas, entornos de barragens e zonas de encosta. “A antecipação é fundamental para proteger vidas, garantir mobilidade e reduzir impactos econômicos e sociais durante o período chuvoso”, concluiu Werton Costa.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.