Em 2025, 125 municípios do Piauí decretaram situação de emergência por falta de chuvas, e o cenário para o início de 2026 segue com previsão de precipitações irregulares. De acordo com a Sala de Monitoramento do Clima da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), parte do estado deve registrar chuvas dentro da média histórica, enquanto outras regiões enfrentarão volumes abaixo do esperado.
Nas regiões Norte e Centro-Norte, além de áreas do Sudeste piauiense, as chuvas devem ocorrer dentro da normalidade, com pequenas oscilações entre janeiro e março, influenciadas pelas condições oceânicas no Atlântico Tropical. A meteorologista Sônia Feitosa explicou que o padrão indica estabilidade. “As chuvas podem variar, mas sem grandes desvios daquilo que é considerado normal para essas regiões”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Já nas regiões Sul, Sudoeste e parte do Sudeste, a previsão é de chuvas abaixo da média, resultado do aquecimento desigual entre o Atlântico Norte e o Atlântico Sul, fator que tem influência direta na formação de nuvens e na distribuição das precipitações.
Mesmo com a perspectiva de chuvas reduzidas em parte do estado, a Secretaria de Defesa Civil (Sedec) reforçou a adoção de ações preventivas junto aos municípios, especialmente em áreas vulneráveis, como comunidades ribeirinhas, entornos de barragens e zonas de encosta. “A antecipação é fundamental para proteger vidas, garantir mobilidade e reduzir impactos econômicos e sociais durante o período chuvoso”, concluiu Werton Costa.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.