Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuva no litoral causa alagamentos em Parnaíba; em Picos, volume de chuva deve diminuir

Em Picos, a chuva deve começar a dar uma trégua. Previsão para Teresina é de mais chuva pelo restante da semana.

15/01/2025 às 08h43

Parnaíba também está sofrendo com os alagamentos causados pela chuva. Chove desde ontem (14) às 11h no litoral e por mais que seja apenas uma garoa, ela já foi suficiente para formar vários pontos de acúmulo de água pela cidade. No bairro Piauí, por exemplo, há um ponto de concentração de água conhecido popularmente como “Piscinão”. 

O trecho fica no cruzamento de cinco ruas e tem a maior concentração de água da chuva da região, porque recebe o contingente que vem de todas as vias adjacentes. Por conta do acúmulo de água, os moradores têm dificuldades em fazer a travessia e veículos que transitam pelo local precisam ter atenção redobrada para eventuais buracos cobertos pela água.

Parnaíba também está sofrendo com os alagamentos causados pela chuva - (Reprodução) Reprodução
Parnaíba também está sofrendo com os alagamentos causados pela chuva

Já no bairro Frei Higino, a situação é o acúmulo do lixo em esgotos e galerias, o que causa dificuldade no escoamento da água da chuva e acarreta a formação de mais pontos de alagamentos. A Defesa Civil Estadual alerta para a necessidade de se manter os cuidados com a segurança, principalmente nas áreas asfaltadas e calçadas onde a água tem mais dificuldade em escoar.

A chuva que cai em Parnaíba desde ontem é resultado da chegada da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que causa a formação de um grande corredor de umidade. A ZCIT interage com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), quem vem da Bahia e acaba levando a um grande volume acumulado de precipitação.

A ZCAS é também é a responsável pela forte que cai sobre Picos, cidade onde já foi declarada situação de emergência por conta dos alagamentos e deslizamentos de terra. Mas o fenômeno está perdendo chuva, o que significa que a chuva deve ficar mais moderada em Picos. É o que explica o climatologista Werton Costa, diretor de Mitigação da Defesa Civil.

A ZCAS é também é a responsável pela forte que cai sobre Picos - (Reprodução) Reprodução
A ZCAS é também é a responsável pela forte que cai sobre Picos

“A ZCAS perdeu força. Esse canal de umidade não vai voltar ao Sertão, tranquilizando um pouco a população picoense. Teremos chuvas, mas com um padrão moderado. No entanto, a cidade de Picos continua na situação de risco por conta da condição do ambiente muito alagado e com os morros com risco de desabamento”, explica Werton Costa.

Já em Parnaíba, a previsão é de alerta de chuva intensas pelas próximas 24 horas. A Zona de Convergência Intertropical se reposiciona e há possibilidade de seguir em direção a São Luís do Maranhão. Mas ainda há chance de trazer mais chuva para o litoral piauiense.

Teresina deve ter chuva pelo restante da semana

Os teresinenses também estão convivendo com a chuva e o tempo mais ameno nos últimos dias. A capital tem registrado um volume quase constante de precipitação desde a madrugada e isso deve continuar pelo restante da semana. “Os municípios da faixa metropolitana, o médio Parnaíba e Teresina mesma têm previsão de chuva mais carregada e esse cenário perdura pelos próximos dias. O indicativo de alerta continua”, explica Werton.

Previsão é de chuva pelo restante da semana em Teresina - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Previsão é de chuva pelo restante da semana em Teresina

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.