Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Castro Neto diz que veto sobre número de deputados pode tirar R$ 1 bilhão do Piauí

Deputado defende derrubada do veto presidencial e alerta para impactos na saúde, infraestrutura e representação política do estado

01/08/2025 às 16h11

O deputado federal Castro Neto (PSD) defendeu a derrubada do veto presidencial à proposta que aumenta o número de deputados federais. Segundo ele, caso o veto seja mantido, o Piauí poderá perder cerca de R$ 1 bilhão em investimentos via emendas parlamentares, ao longo de quatro anos de legislatura. Além disso, a redução também impactaria a Assembleia Legislativa, com a perda de seis cadeiras.

Castro Neto defende que o Piauí não perca número de parlamentares.  - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Castro Neto defende que o Piauí não perca número de parlamentares.

De acordo com o parlamentar, o Congresso está dividido sobre o tema. A votação, tanto na Câmara quanto no Senado, foi apertada: a proposta passou na Câmara com apenas 13 votos de diferença e, no Senado, foi aprovada com o número mínimo necessário “Eu entendo porque isso é uma pauta que é contra o anseio da população, mas tem na Constituição, tinha normas que diziam que os números não poderiam ser diminuídos”, declarou o parlamentar.

Castro Neto ressaltou que a redução de parlamentares prejudica diretamente a capacidade de articulação política e de captação de recursos, especialmente nas áreas da saúde e infraestrutura. “Então é algo que nós vamos batalhar para derrubar o veto do presidente, que eu acho que foi ruim para o Piauí e também foi ruim para o Nordeste”, defendeu.

O deputado também destacou o levantamento feito pelo IBGE, que aponta forte migração de nordestinos e nortistas para o Sudeste, impulsionada pelos maiores investimentos naquela região. Para ele, a perda de representação no Congresso acentua a desigualdade regional. “Você ainda perde a sua representação política. Com o fim da representação política, você tem fim de representação financeira, que um gera consequência do outro”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.