A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (10) rejeitar a cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Foram 227 votos a favor da cassação e 170 votos contra. Para cassar o mandato da parlamentar era preciso 257 votos a favor. A sessão teve dez abstenções e 105 ausências. O processo de cassação de Carla Zambelli acabou sendo arquivado e ela permanece no mandato, mesmo estando presa na Itália.
Dos dez deputados federais do Piauí, sete votaram a favor da cassação de Zambelli, um votou contra e dois estavam ausentes. Todos os quatro deputados do PT votaram “sim”, dos deputados do PSD, um votou “sim”, um votou “não” e um estava ausente. O representante do Republicanos votou “sim”, assim como os dois deputados do Progressistas.
Veja como votaram os dez deputados federais piauienses sobre a cassação de Carla Zambelli:
- Átila Lira (PP): Sim
- Castro Neto (PSD): Ausente
- Dr. Francisco (PT): Sim
- Elmano Ferrer (PP): Sim
- Flávio Nogueira (PT): Sim
- Florentino Neto (PT): Sim
- Jadyel Alencar (Republicanos): Sim
- Júlio César (PSD): Não
- Marcos Aurélio Sampaio (PSD): Ausente
- Merlong Solano (PT): Sim
Carla Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença que a deputada cumpre é definitiva e sem possibilidade de recurso. Com o resultado da votação, a Câmara contraria a recomendação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprovou por 32 votos a 2 a perda do mandato de Zambelli.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.