Há 36 anos, a campanha Papai Noel dos Correios já esqueceu o coração de milhares de crianças. No Piauí, a edição de 2025 foi lançada nesta terça-feira (11), na Cemei Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, que atende crianças de 3 a 5 anos. Ao todo, 108 crianças da Cemei escreveram suas cartinhas e aguardaram ansiosas a chegada do Papai Noel, que este ano chegou de helicóptero.
Segundo a diretora da Cemei, Elane Lima, foi uma enorme satisfação receber o Papai Noel da escola e poder proporcionar às crianças essa experiência única. "Já é a segunda vez que as nossas crianças participam dessa campanha maravilhosa. Assim que recebemos o convite, aceitamos participar dessa missão e é um fato histórico para a nossa comunidade, que a maioria é carente, além de ser a primeira vez que eles estão tendo essa oportunidade de ver o papai noel chegando de helicóptero”, conta.
Elane destacou ainda como as cartinhas foram feitas e quais presentes foram os mais pedidos pelos pequenos. De acordo com ela, ver as crianças animadas com a chegada do Papai Noel e o pedido de presentes simbólicos, é uma forma de alimentar a inocência da infância.
“Estão todos na expectativa, nessa magia da inocência da criança no natal, que é tão especial. Nossas crianças estão em processo de alfabetização e muitas já sabem escrever, então elas pediram aqui que querem ganhar; já os menores fizeram desenhos. Na maioria das vezes, eles são atendidos, pois são pedidos bem acessíveis. Ficamos até impressionados com os pedidos, que costumam ser material escolar, bola, carrinho e boneca. É algo bem de criança mesmo e ficamos muito felizes por participarmos desse momento”, completou a diretora da Cemei.
A pequena Laura Maria Gomes Nascimento, de 6 anos, teve a oportunidade de ler sua cartinha para o Papai Noel, onde pediu de presentes uma bola mágica. A menina conta que gosta muito do período natalino, principalmente de ganhar presentes, e que escrever a cartinha foi bem divertido.
“Eu escolhi esse presente porque ela faz umas mágicas legais e nunca vi essa bola, mas quando eu ganhar, vou ver. Gosto muito da roupa do Papai Noel, e de ganhar presentes. A professora explicou como era para escrever a cartinha e dizer o que eu queria ganhar, e agora estou muito feliz que vou conhecer o Papai Noel, nunca tinha visto ele e hoje vou conhecer”, disse.
Rêmulo Guimarães, superintendente estadual dos Correios do Piauí, explicou que a campanha é uma oportunidade da sociedade piauiense fazer, não somente uma, mas centenas de crianças felizes. Em 2024, os Correios recebeu cerca de 2.200 cartinhas, conseguindo atender todas. Para 2025, a estimativa é que sejam recebidas pelo menos 3 mil cartas.
“Quero chamar toda a sociedade para adotar uma cartinha e fazer uma criança feliz neste natal. A cada o projeto cresce mais, então clamamos a sociedade que procure uma agência mais próxima e adote uma cartinha. Até o dia 11 de dezembro estaremos recebendo as cartinhas e até o dia 15 os presentes, para podermos fazer a entrega até o dia 24, véspera de natal”, comenta.
O superintendente destacou ainda como a sociedade pode participar dessa importante campanha de solidariedade e que as empresas podem ser parceiras desta ação. “Qualquer empresa, pública ou privada, pode procurar os Correios e solicitar as cartinhas. Mas, quem não quiser adotar uma cartinha e desejar entregar o presente, também pode fazer isso. Têm muitas crianças que não enviam, mas na hora da entrega dos presentes também estão esperando receber”, acrescenta Rêmulo Guimarães.
Ismael Silva, Secretário de Educação de Teresina, esteve presente durante o lançamento da campanha e destacou como a iniciativa ajuda a manter vivo o sonho de centenas de crianças. “Os Correios sempre proporciona esse momento de muita alegria e solidariedade para as crianças da nossa cidade, em especial as crianças mais vulneráveis, que são da nossa rede municipal, e essa campanha realiza o sonho de muitas crianças da nossa cidade”, enfatiza.
Como enviar uma carta
Como incentivadores da criatividade e da redação de textos, os Correios requisitam que as cartas sejam manuscritas. Além disso, no cadastramento será exigido o CPF da criança. O envio pode ser feito de duas formas: nas agências participantes ou pelo Blog do Noel.
Para cartas enviadas digitalmente, é necessário fotografar ou digitalizar para envio ao Blog. Atendendo aos critérios, as cartas são disponibilizadas para adoção. É importante ressaltar que não são selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança.
Para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, madrinhas e padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ. As datas, locais e horários dos pontos de adoção, por estado, estão disponíveis no endereço http://blognoel.correios.com.br/.
Pontos de adoção / entrega de presentes - Teresina
- Agência Central
Avenida Antonino Freire, 1407, Centro
- Agência Presidente Kennedy
Avenida Presidente Kennedy, 2031, Horto Florestal
- Agência Monte Castelo
Avenida Valter Alencar, 1940, Monte Castelo
Período de recebimento - 11/11/2025 até 08/12/2025
Período Adoção Cartas - 11/11/2025 até 12/12/2025
Período Entrega de Presente - 17/11/2025 até 15/12/2025
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.