Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bailarina piauiense Larah Rachel conquista destaque internacional com coreografia nordestina

Aos 18 anos, jovem de Teresina emociona público em competição mundial, celebrando a força e a alegria do Nordeste através da dança.

27/10/2025 às 11h52

27/10/2025 às 11h52

Com somente 18 anos, a bailarina piauiense Larah Rachel já colhe os frutos de uma longa trajetória no mundo da dança. Natural de Teresina, a atleta começou a dançar ainda na infância, marcada por disciplina, amor à arte e apoio da família, e agora vem conquistando espaço no cenária da dança nacional e internacional.

Larah se destacou ainda mais no que faz ao vencer uma competição mundial realizada pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, com a coreografia “Nordestina”, criada por ela mesma.

Bailarina piauiense Larah Rachel conquista destaque internacional com coreografia nordestina - (Jorge Machado/O Dia) Jorge Machado/O Dia
Bailarina piauiense Larah Rachel conquista destaque internacional com coreografia nordestina

Seu protagonismo na dança é produto de uma relação que começou ainda cedo. “Eu comecei aos três anos de idade, junto com minha irmã, como uma atividade extracurricular na escola. Ela acabou parando, mas eu continuo até hoje”, relembra. O talento que nascia ali ganhou forma e direção aos 10 anos, quando a jovem passou a sonhar com uma carreira realmente profissional.

“Foi quando entrei na Fundação Deputada Francisca Trindade, por dois anos, e, depois, encontrei a professora que me levou para a escola onde estudo atualmente. Em 2020, comecei a trilhar essa trajetória mais profissional, para chegar onde estou hoje”, conta ela.

Mesmo jovem, Larah já acumula uma rotina intensa, com manhãs e trades dedicadas à dança e noites, aos estudos. O esforço foi recompensado com a conquista de uma bolsa integral para participar de uma competição internacional que é um dos maiores eventos de dança do mundo, reunindo bailarinas de mais de 11 países. “A preparação foi intensa desde o fim do ano passado. Tive muito treino, aulas, fisioterapia e pilates. Foi um processo longo, mas muito gratificante”, lembra.

Com o solo “Nordestina”, a bailarina emocionou o público e os jurados. A coreografia, criada especialmente para o evento, é uma homenagem à cultura e à resistência do povo nordestino. “Ela começa mostrando as regiões mais secas, mais pobres, e vai crescendo, ganhando força e alegria. Quis mostrar a resiliência e a felicidade do nordestino, mesmo diante das dificuldades”, explica.

Bailarina piauiense Larah Rachel conquista destaque internacional com coreografia nordestina - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Bailarina piauiense Larah Rachel conquista destaque internacional com coreografia nordestina

Segundo Rachel, a inspiração para os passos da coreografia veio das suas próprias origens. “Eu me baseei na minha família, nos meus avós, que são pessoas simples, mas fortes e alegres. Quis homenagem isso”, revela.

Apesar de ser uma garota tímida fora dos palcos, Larah assume que se transforma ao dançar. “No palco, eu me sinto livre, é como se fosse outra pessoa. O amor pela dança me guia desde o início”, diz. Essa entrega foi percebida pelo público e pelos avaliadores, que reconheceram em sua performance uma mistura de técnica e emoção.

A experiência internacional também trouxe amadurecimento, pessoal e profissional. Larah conta que sai da competição uma bailarina diferente, com uma visão de mundo diferenciada. “Quero continuar na carreira, participar de novas audições e, quem sabe, estudar e trabalhar fora”, planeja.

Orgulhosa de representar o Piauí e o Nordeste, Larah Rachel leva consigo a missão de valorizar suas raízes e inspirar outras jovens. “Nem sempre temos muitas oportunidades, mas estar lá já foi uma grande honra. Quero levar o nome do meu estado e mostrar que é possível chegar longe com esforço e amor pelo que se faz”.

Em suas redes sociais, onde compartilha parte de sua rotina artística, a bailarina reforça sua mensagem de persistência e gratidão. “Minha família é meu principal apoio. Tudo o que conquistei até aqui, devo a eles”, destaca.

Com leveza e determinação, Larah Rachel segue dançando com sonhos e cada vez mais conquistas, movida pela certeza de que o talento nordestino, quando acompanhado de amor e disciplina, pode encantar o mundo.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral.