Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após novo diálogo entre Brasil e EUA, governador acredita que “tarifaço” de Trump será totalmente resolvido

Fonteles ressaltou ainda que o encontro reforça o papel de Lula como um líder aberto ao diálogo e comprometido com a diplomacia, sem abrir mão da soberania do país.

27/10/2025 às 11h04

27/10/2025 às 11h04

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), avaliou como positiva a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia.

Em entrevista ao O Dia nesta segunda-feira (27), o gestor destacou a importância do encontro para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.

“Foi um diálogo muito bom. O presidente Lula, todos sabemos, é um cidadão iluminado. Ele trabalha muito, é competente, ama o povo e também tem sorte, como todo governante tem que ter. Ele realmente, no dia do seu aniversário, ele ter essa reunião amistosa com o presidente Trump e discutindo efetivamente a relação comercial com esse importante parceiro comercial do Brasil, que são os Estados Unidos, demonstra a capacidade do nosso presidente de ser aberto ao diálogo, a favor da diplomacia, sem perder a altivez e a defesa dos interesses nacionais”, afirmou o governador.

Após novo diálogo entre Brasil e EUA, governador acredita que “tarifaço” de Trump será totalmente resolvido - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Após novo diálogo entre Brasil e EUA, governador acredita que “tarifaço” de Trump será totalmente resolvido

Fonteles ressaltou ainda que o encontro reforça o papel de Lula como um líder aberto ao diálogo e comprometido com a diplomacia, sem abrir mão da soberania do país.

“Foi com essa postura que ele realmente conseguiu esse diálogo franco com o presidente norte-americano, que demonstrou realmente interesse em aprofundar a relação comercial com o Brasil, como nós já temos há mais de 200 anos. Então o presidente Lula realmente está de parabéns pela sua postura, repito, altiva, soberana, sem perder a capacidade de dialogar, que é a grande marca da sua vida”, relatou.

Questionado sobre a possibilidade de o governo norte-americano retirar completamente as tarifas impostas aos produtos brasileiros, conhecidas como “tarifaço”, Rafael Fonteles demonstrou otimismo.

“Ele [Trump] já retirou as tarifas de dois terços dos produtos. Falta apenas um terço, e tenho muita convicção de que também será resolvido após esse diálogo aberto. Até porque a balança comercial entre Brasil e Estados Unidos é favorável aos norte-americanos, algo que, talvez, a equipe do presidente Trump não tenha explicado com clareza a ele. Agora, com essas informações, o diálogo avançou”, explicou.

O governador acrescentou que há outros pontos de interesse comum entre os dois países, como o desenvolvimento tecnológico e a exploração de minerais críticos, especialmente as terras-raras.

“Esses temas são de interesses comuns dos dois países e o Brasil, sem dúvida, tem um protagonismo muito grande. Então para os Estados Unidos é muito bom ter um país que sempre foi bem relacionado com eles continuar com essa boa relação”, finalizou.

Entrega de praça na zona Sudeste de Teresina

As declarações de Rafael Fonteles foram dadas durante a inauguração da revitalização da Praça do Renascença I, na zona sudeste da capital. A obra, sob responsabilidade da Secretaria das Cidades (Secid), foi escolhida pela população através do Orçamento Participativo (OPA).

Com área total de 8.545,17 m², a praça recebeu investimento de R$ 587.924,55, um espaço de convivência totalmente requalificado para os moradores da região.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.