Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após baixa adesão, Piauí instituirá comitê para recuperar altas coberturas vacinais

Entre as ações prioritárias, está a vacinação nas escolas, voltada para a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos

19/07/2025 às 10h54

Em resposta às baixas coberturas vacinais no Piauí, será instituído um Comitê Estadual de Microplanejamento, com foco no fortalecimento das Atividades de Alta Qualidade (AVAQ). O objetivo é recuperar as altas coberturas vacinais, ampliar o acesso às vacinas e reforçar o controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis no estado.

Após baixa adesão, Piauí instituirá comitê para recuperar altas coberturas vacinais - (Divulgação/Sesapi) Divulgação/Sesapi
Após baixa adesão, Piauí instituirá comitê para recuperar altas coberturas vacinais

O comitê está sendo articulado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Ministério da Saúde, que atuarão de forma integrada, promovendo a articulação entre os municípios, o planejamento contínuo, a execução qualificada das ações e o monitoramento dos resultados.

Entre as ações prioritárias, está a vacinação nas escolas, voltada para a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos, facilitando o acesso aos imunizantes e contribuindo para o alcance das metas dos programas de imunização.

O Piauí também vai reforçar sua participação na campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite e no Monitoramento das Estratégias de Vacinação, promovido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora estadual de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, destaca a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. “A vacinação protege não apenas quem é imunizado, mas toda a comunidade. Por isso, é fundamental manter a caderneta em dia e reforçar o compromisso coletivo com a saúde pública”, destacou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.