Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Abertas as matrículas de novos alunos para escolas de tempo integral do Estado

Inscrições seguem até 15 de janeiro e ocorrem 100% on-line para a educação integral, tecnológica e profissionalizante.

23/12/2025 às 09h53

23/12/2025 às 09h53

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) iniciou, nesta segunda-feira (22), o processo de matrículas públicas para o ingresso de novos alunos nas escolas de tempo integral da Rede Pública Estadual de Ensino. As inscrições seguem até 15 de janeiro e ocorrem de forma 100% on-line, por meio do site seduc.pi.gov.br/matricula, com preenchimento on-line de dados, upload de documentos e validação eletrônica pela secretaria escolar.

Abertas as matrículas de novos alunos para escolas de tempo integral do Estado - (Reprodução/Semcom) Reprodução/Semcom
Abertas as matrículas de novos alunos para escolas de tempo integral do Estado

Para acessar a plataforma é necessário ter uma conta ativa no Gov.pi, que funciona como identificação digital do estudante ou do responsável legal. O processo é destinado a estudantes que desejam ingressar nas escolas estaduais, abrangendo o ensino fundamental, médio e as diversas modalidades ofertadas pela rede. O edital completo está disponível no site da Seduc.

Com o objetivo de garantir o acesso de todos os estudantes, especialmente daqueles com dificuldade de acesso à internet, a secretaria assegura que as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí irão disponibilizar apoio presencial, com a utilização do site de matrículas nas próprias unidades escolares.

Para efetivar a matrícula, os interessados deverão anexar os seguintes documentos:

– Documento pessoal do estudante com foto;

– Comprovante de residência atualizado, em nome do estudante ou dos responsáveis, ou declaração de residência;

– Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental, para estudantes que ingressarão no Ensino Médio;

– Histórico Escolar ou Avaliação Diagnóstica para fins de classificação, no caso de estudantes que ingressarão na EJA – Ensino Fundamental.

Escolas Seduc: tempo integral e formação completa

A Rede Pública Estadual de Ensino é formada por centros de ensino com atendimento nos níveis fundamental e médio, nas modalidades Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, nos regimes de tempo integral e tempo parcial.

Nas escolas gerenciadas pela Seduc, os estudantes vivenciam uma formação prática e moderna, voltada ao mercado de trabalho, com cursos técnicos voltados para as áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Energias Renováveis, Marketing Digital, Cinema, Saúde, Turismo e Agropecuária.

“As Escolas Seduc estão antenadas ao que há de mais moderno na educação, com inovação, uso de tecnologia e oportunidades reais para os nossos estudantes. Trabalhamos com intercâmbios educacionais, programas de monitoria, alimentação completa e saudável, além de uma formação prática, conectada às demandas do mercado de trabalho. Também fortalecemos ações nas áreas de esporte, cultura, empreendedorismo e turismo escolar, garantindo uma educação integral e transformadora”, destacou Washington Bandeira.

Dentre as modalidades de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, os cursos serão ofertados nas seguintes formas: Ensino Médio Integrado de Tempo Integral; Ensino Médio Integrado Parcial; Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional Técnica (EJATEC); Educação de Jovens e Adultos no ensino fundamental e médio integrada à Educação Profissional em nível de Qualificação Profissional (QP); e Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio, destinado a estudantes que já concluíram essa etapa, ofertado exclusivamente na Escola Técnica Estadual de Teatro Professor José Gomes Campos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do Governo do Estado