A OpenAI, empresa que criou e gere o sistema mais popular de Inteligência Artificial no mundo, o ChatGPT, anunciou que vai encerrar o modelo 4 de sua IA. Em comunicado emitido neste sábado (12), a gigante da tecnologia esclareceu que isso não significa que o ChatGPT será encerrado. Apenas a atual versão, o GPT-4, será removido do ChatGPT a partir do dia 30 de abril, quando será totalmente substituído pelo modelo GPT-4o.
A OpenAI decidiu fazer a mudança baseado no grau de avanço alcançado com o GPT-4o em relação ao GPT-4. A empresa elencou alguns pontos nos quais a nova versão supera a anterior, tais como codificação, escrita e resolução de problemas. A ideia é basicamente oferecer aos usuários um modelo de Inteligência Artificial mais aprimorado.

Na nota, a empresa deu mais detalhes de como funciona o GPT-4o. “Atualizações recentes melhoraram ainda mais o acompanhamento de instruções, a resolução de problemas e o fluxo de conversação do GPT-4o, tornando-o o sucessor natural do GPT-4”, diz a OpenAI. O GPT-4, versão do chatbot criada em 2023, foi o primeiro modelo lançado de IA pela empresa e acabou sendo acoplado a outros serviços, como o Microsoft Copilot, por exemplo.
Revolucionando a Inteligência Artificial por meio de chatbot (robô para conversação), o ChatGPT se tornou a IA generativa mais popular no mundo com o modelo GPT-4. Com o tempo, esta versão foi sendo atualizada para compreender arquivos diferentes e aumentar sua capacidade criativa. O CEO da OpenAI, Sam Altman, revelou que foram investidos mais de US$ 100 milhões no treinamento do GPT-4.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.