A Polícia Civil do Estado do Piauí prendeu na manhã desta quinta-feira (14) o último suspeito de envolvimento no sequestro do adolescente Jorge Gabriel, de 14 anos, ocorrido no município de Monsenhor Gil, no norte do Estado em junho deste ano. A prisão foi realizada por equipes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), em uma residência localizada na zona rural do município de Nazária.
O homem, identificado apenas como Antônio Carlos, é apontado como um dos integrantes do grupo criminoso que sequestrou o adolescente. Segundo informações repassadas pela Polícia Civil, a casa onde Antônio Carlos foi capturado teria servido como ponto de apoio para o grupo criminoso durante o período em que o jovem esteve em cativeiro.
"Efetuamos a prisão do último sequestrador, no caso do garoto de Monsenhor Gil, que teve participação direta no crime. Além de abrigar um dos indivíduos que veio de fora, o indivíduo vulgo Baiano, que morreu em confronto com as forças de Segurança Pública. Ele ficou 14 dias aqui nessa residência. Esse preso participou diretamente da ação, junto com os outros três indivíduos, o Ítalo e os outros dois, o Mateus e o Bahia. Eles foram até a cidade de Monsenhor Gil, onde pegaram o garoto e levaram para um cativeiro aqui também na zona rural. Então, hoje concluímos por completo essa investigação efetuando a prisão do último criminoso", detalhou Charles Pessoa, coordenador do Draco.
Ainda segundo o delegado Charles Pessoas, um dos presos suspeitos do crime e que está preso em São Paulo deve ser trazido para o sistema prisional do Piauí. "O Ítalo continua preso em São Paulo e futuramente vai ser recambiado para o estado do Piauí", complementou. Antônio Carlos foi encaminhado à sede do DRACO, em Teresina, onde será ouvido e ficará à disposição da Justiça.
LEIA TAMBÉM
Confira o vídeo do momento da prisão:
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Relembre o caso
O adolescente Jorge Gabriel, de 14 anos, havia sido sequestrado na noite do dia 26 de junho em Monsenhor Gil. Ele foi localizado e resgatado com vida na sexta-feira (27) em um cativeiro simples, localizado na zona rural entre Demerval Lobão e Nazária. A polícia informou que o garoto estava fisicamente bem, mas abalado psicologicamente.
Segundo a polícia, o mentor do crime é um ex-presidiário que rompeu a tornozeleira eletrônica e passou a atuar com extorsões. "Ítalo evoluiu do golpe da facção para roubo com restrição de liberdade. Já havia histórico de extorsão contra comerciantes e agora escalou para o sequestro", disse o delegado Anchieta Nery, da Polícia Civil.
A exigência dos criminosos era de R$ 250 mil pelo resgate do jovem. O pai da vítima, Almerindo Carvalho, relatou o desespero durante as negociações. “Eles pediram, a princípio, 250 mil reais. Depois foram baixando o valor. A gente passou o dia todo com eles pedindo Pix e a gente dizendo que só daria em espécie”, detalhou o pai em entrevista à imprensa.
No local, estavam presentes também três mulheres, que foram presas, além de duas crianças, supostamente filhas das sequestradoras. Não foram encontrados armamentos no imóvel, mas as investigações continuam.
A Secretaria de Segurança Pública não confirmou se houve pagamento de resgate. O delegado Anchieta explicou que detalhes sobre a negociação não serão divulgados por questão de segurança, mas garantiu que a família foi assistida durante toda a operação.
Veja momento que pai reencontra o filho
O reencontro entre Jorge Gabriel e o pai, Almerindo Carvalho, foi marcado por emoção e alívio. Assim que viu o filho nos braços dos policiais, o pai correu ao encontro do adolescente e o abraçou com força. O vídeo foi publicado nas rede sociais da Secretaria de Segurança Pública.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.